Mulheres na oficina mecânica: o que elas esperam do seu atendimento?

Autor: Atendimento
Mulheres na oficina mecânica

Dicas práticas de como prestar um atendimento incomparável para o público feminino na sua oficina mecânica.

Você já ouviu o ditado: “manda quem pode, obedece quem tem juízo?” pois bem, ele se aplica perfeitamente às empresas da era digital, e por que não dizer ao nosso tema: as mulheres na oficina mecânica.

Brincadeiras à parte, a frase retrata muito bem a dinâmica das novas relações comerciais, onde cada vez mais o poder passa das mãos de quem vende as soluções para as mãos de quem as compra.

Nessa realidade, quando os desejos e necessidades dos consumidores não são atendidos, eles deixam de comprar com você e procuram a concorrência.

Por isso e mais do que nunca, a sua oficina mecânica deve estar interessada em investir no atendimento ao cliente, procurando conhecer as particularidades que cada perfil apresenta.

Atender mulheres na oficina mecânica exige um atendimento diferente?

O ponto chave de qualquer atendimento é ajudar os clientes a resolver os problemas que eles apresentam e ensiná-los a tirar o melhor proveito dos produtos e serviços.

Por isso, independente de ser homem ou mulher, esse consumidor precisa saber que você se importa com ele.

Para isso você precisa conhecer quem são esses clientes, como eles lidam com seus produtos e serviços e o que esperam desse relacionamento.

As mulheres, no geral, são mais detalhistas e costumam exigir soluções mais práticas quando o assunto são os serviços de uma oficina mecânica.

A maioria delas não se interessa muito pelo tema, mas nem por isso costumam entender menos do assunto. Afinal, na era digital o acesso a informação generalizado chegou quebrando muitos tabus, e o conhecimento da mulher sobre mecânica é um deles.

Por isso, nem pense em empurrar qualquer serviço ou engordar o orçamento incluindo peças desnecessárias. Fazendo isso você só vai prejudicar a reputação da sua oficina.

Partindo dessa breve análise, listamos a seguir algumas dicas práticas de como deve ser a sua postura para melhor atender as mulheres na sua oficina mecânica. Vamos à elas!

Defina o tom e a linguagem do seu atendimento

Um atendimento profissional não abre espaço para gírias e palavrões. Além disso, o seu discurso deve ser claro e transparente e o tom da sua voz deve ser apropriado ao atendimento. Parecer grosseiro ou insinuar uma cantada soa extremamente desrespeitoso, podendo levar a consequências bastante negativas.

Personalize a experiencia de cada cliente

Clientes são únicos, têm diferentes hábitos, desejos e necessidades. Mas, todos eles querem se sentir especiais. É por isso que, atitudes básicas, como chamar os clientes pelo nome, tratá-los com respeito e atenção fazem tanto sucesso.

Faça suas clientes se sentirem confortáveis no seu ambiente

Aquela velha imagem de oficina mecânica, com o piso sujo de graxa e posteres de mulheres pendurados na parede não condizem com um atendimento profissional.

Lembre-se que a experiência do cliente é um fator decisivo para que ele volte a comprar com você. E ainda, trabalhe a seu favor, falando bem dos seus serviços para outras pessoas.

Não se contente em entregar apenas o esperado

O melhor atendimento é aquele que cumpre com o esperado, mas consegue entregar um algo a mais.

Para isso, vale estudar o perfil das suas clientes para saber o que elas enxergam de valor nos serviços que você oferece e encantá-las com esses diferenciais. Conceder um curso básico de mecânica, um leva e traz sem custo adicional ou até um espaço kids para as mães que vêm acompanhadas dos filhos pequenos pode surpreender pela atenção e fazer toda a diferença.

Dica bônus para encantar suas clientes: preste atenção aos detalhes

Para encerrar, se o seu objetivo é ganhar de vez as suas clientes preste atenção aos detalhes desse atendimento.

A forma de pagamento, por exemplo, é um ponto essencial. Ter a certeza de que você oferece a solução mais adequada ao perfil da sua clientela é fundamental para evitar frustrações e até mesmo, a perda de uma venda.

Outro ponto está na equipe técnica. Ter um time preparado para esclarecer qualquer dúvida, de forma prática e atenciosa conta muito para que um atendimento seja bem avaliado.

Ah, e falando em mulheres, manter a presença feminina no seu time é outra estratégia que vale ouro.

Agora é com você!

Esperamos que esse artigo te ajude a lembrar de alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração no atendimento prestado às mulheres na sua oficina mecânica.

No mais, se você tem dicas que possam melhorar ainda mais essa relação, deixe o seu comentário abaixo. Gostaríamos muito de ouvir a sua opinião.

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