Melhore as condições de trabalho aumentando a segurança na oficina mecânica

Autor: Organização
segurança na oficina mecânica

Usar EPIs para a proteção individual, organizar as ferramentas e o local de trabalho, mais do que uma obrigatoriedade, é uma ação estratégica para o crescimento da oficina.

A falta de atenção, de organização e até de informação sobre os procedimentos de segurança na oficina mecânica, faz com que os acidentes de trabalho sejam bastante comuns neste ambiente. O que é um grande problema.

Além de representar um perigo para a integridade física dos trabalhadores, a falta de segurança é prejudicial também para os negócios.

Afinal, o desempenho da oficina depende também do desempenho de cada colaborador. Logo, não se pode ignorar o contexto deste ambiente para alcançar esses dois objetivos.

A importância de um bom ambiente de trabalho

Más condições de trabalho geram baixa qualidade de processo, e isso é fato. Sob essa ótica, o contrário também é válido.

Quando o ambiente em questão consegue oferecer uma relação saudável e amistosa as pessoas se sentem mais motivadas. Assim, produzem mais e melhor. O que beneficia a empresa como um todo, seja na melhoria das relações interpessoais, na comunicação e porque não dizer, na lucratividade do negócio.

Dito isso, se quisermos melhorar o desempenho da oficina precisamos entender melhor como funciona a relação dela com os funcionários e clientes, ou seja como um todo. E a partir daí, desenvolver um ambiente favorável para que a evolução aconteça.

Cuidados simples aumentam a segurança na oficina mecânica

As diversas ferramentas e equipamentos, a movimentação dos veículos e até a falta de tempo podem afetar as condições de trabalho, prejudicando a segurança na oficina mecânica. A boa notícia, é que simples cuidados são capazes de preveni-los. Veja a seguir, algumas dicas importantes:

Faça uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs

Entre as diversas formas de garantir a segurança na oficina, certamente o uso dos equipamentos de proteção individual é a melhor. E é obrigação do empregador fornecer o equipamento adequado para cada atividade. Assim como instruir os colaboradores sobre o seu uso e repor todos os materiais danificados.

Ao fazer isso, além de garantir o bem estar dos trabalhadores, você evita uma série de problemas e gastos para a sua oficina.

Boas ferramentas são essenciais para o trabalho

Mesmo o melhor mecânico precisa de boas ferramentas para desenvolver o seu trabalho com toda a qualidade que a sua oficina exige. É o investimento neste maquinário que fará toda a diferença para a qualidade do atendimento e a produtividade do seu time.

Usar ferramentas improvisadas, além de atrapalhar neste bom desempenho, pode colocar a vida dos trabalhadores em risco, pense nisso!

Mantenha o ambiente da oficina limpo e organizado

Além de boas ferramentas de trabalho, a organização delas e de todo o ambiente é outro grande fator quando a questão é a segurança na oficina mecânica.

Quanto mais arrumado e em ordem estiver o local, mais produtivo ele será. Mais fácil será encontrar o equipamento que você precisa e menores serão os riscos de acidentes. Inclusive, que algum imprevisto aconteça com um cliente, que pode tropeçar em algum objeto, cair e se machucar.

Materiais inflamáveis são outro exemplo. Eles devem ser armazenados em locais específicos e em uma quantidade inferior a 50 litros, de acordo com que diz as normas regulamentadoras (NRs). Do contrário, o risco de incêndios é bem grande. Por isso, redobre a atenção e coloque a segurança em primeiro lugar.

Monitore os resultados

Por fim, uma última dica: além de orientar sobre os procedimentos, mantenha-se atento a eles no seu dia a dia. Para isso, peça o feedback da sua equipe, incentive a colaboração e o trabalho em equipe. E ainda, respeite os horários e as jornadas de trabalho para criar um bom clima organizacional. Com bom humor, tudo fica mais leve. Assim, ganha você e o seu time.

Agora, vamos ficando por aqui. Lembre-se que a prevenção é a melhor maneira de aumentar a segurança na oficina mecânica. Uma equipe preparada sempre vai mais longe. Um grande abraço e até mais!

Tagged under: