Saiba como dar descontos para clientes do jeito certo

Autor: Atendimento
como dar descontos para clientes

Desconto é um vício do consumidor e uma prática recorrente nas oficinas mecânicas. Veja o que você pode fazer para sair dessa aparente armadilha.

Você abre a oficina em um dia normal e eis que chega o primeiro cliente. Ele estaciona o veículo, você avalia o carro, esclarece todos os procedimentos e, na lata, ele começa a pechinchar. A situação é chata, nós sabemos, e você não tem como evitar que ele faça esse pedido, mas pode treinar a sua reação para saber como dar descontos para clientes do jeito certo. E é isso que você vai aprender agora!

Promoções sem propósito podem fazer o cliente querer pagar sempre menos

Ao receber um pedido de desconto muitos mecânicos acabam se rendendo a prática com medo de perder a venda ou o cliente.

O problema é que existem alguns perfis de clientes que sempre vão pedir desconto. Afinal, levar mais por menos é uma sensação que muita gente gosta de ter.

O problema é que cedendo a esse pedido, sem exigir do cliente que ele lhe dê algo em troca, a sua oficina pode ter muitos problemas no futuro. A começar, pelo fato de que vai ser muito difícil convencer esse cliente a pagar um preço justo pelo seu serviço da próxima vez.

Quando isso acontece suas margens ficam apertadas e você deixa de lucrar o quanto que gostaria. Ou, ainda pior: leva um tremendo prejuízo que pode abalar o equilíbrio financeiro da sua empresa.

Então, como dar descontos para clientes sem ter prejuízo?

Pelo que falamos até aqui você percebeu que pechinchar é um hábito do brasileiro.

Sabendo disso, o que você tem a fazer é trabalhar ao máximo para impedir que o cliente venha com uma proposta de preço muito abaixo do esperado. E fazer isso pode ser mais fácil do que você imagina. Veja algumas dicas:

Faça o cliente perceber o seu valor

Clientes que fecham negócios com você pensando apenas no preço são aqueles que costumam dar mais trabalho. No geral, eles não estão do seu lado porque gostam do seu trabalho, mas porque o preço é o mais barato.

Nessa realidade é preciso selecionar o seu público-alvo, concentrando suas energias no cliente ideal. Ou seja, naquele cliente que conhece e valoriza os diferenciais da sua oficina.

Seu cliente precisa fazer por merecer

Abrir exceções faz parte da arte de negociar. No entanto, essa concessão só deve ser aberta para clientes que tenham um bom relacionamento com a sua oficina. E ela nunca deve ser ofertada logo de cara.

Afinal, se o desconto é apresentado para o cliente de forma rápida, ele imagina que você está tendo uma boa margem. Então, vai tentar barganhar ao máximo para conseguir o melhor preço.

Saiba até onde você pode chegar

Ceder a pressão do cliente pode gerar grandes prejuízos para a sua oficina.

Para não cair nessa cilada, você precisa conhecer muito bem o seu negócio antes de conceder um desconto. Fazendo isso, você evita baixar o preço do seu serviço além do que o seu equilíbrio financeiro permite.

Outra dica está em usar esses artifícios de forma estratégica. Vamos exemplificar: Se você percebe que seus clientes gostam de uma promoção, que tal usá-la para desovar as peças que estão paradas na prateleira?

Tenha cartas na manga para salvar a venda

Ter cartas na manga para conseguir driblar o temido pedido de desconto é sempre recomendado.

Uma boa alternativa é oferecer condições flexíveis de pagamento. Assim, um serviço que custa R$ 500,00 poderia soar caro para o cliente, mas dividido em suaves prestações, ele pode ficar bem mais leve.

Outra ação que também pode ajudar é agregar outros serviços que são primordiais ao seu cliente.

Uma lavação, uma revisão, um odorizador para o carro e outros mimos podem ser usados para evitar o desconto e ainda deixar o cliente com a sensação de que ganhou algo ainda melhor.

Para concluir

Pelo que você viu até aqui, o desconto é uma prática que deve ser evitada. Mas, se você perceber que ele for realmente necessário ofereça esse benefício de um jeito que tanto você quanto seu cliente saiam beneficiados.

Assim, o cliente tem o que quer de forma mais justa e você tem clientes mais educados a enxergar valor nos serviços que você oferece.

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