Os principais desafios na administração de uma oficina mecânica

Autor: Organização
administração de uma oficina mecânica

O desejo de qualquer empresário é crescer, mas, a tarefa é complexa, principalmente quando a empresa é pequena. Além de resiliência, o profissional precisa ter cartas na manga para ser bem sucedido.

Não existe mágica na administração de uma oficina mecânica. Para conseguir dar conta do recado e desviar dos obstáculos que encontra pelo caminho o empresário precisa ter planejamento e apoio financeiro.

Quando isso não acontece, os problemas começam a aparecer. A oficina não consegue contratar os funcionários que precisa e o dono da empresa acaba acumulando funções. Por consequência ele passa a “apagar incêndios” afastando-se da importante missão que é gerir a sua oficina.

A administração de uma oficina mecânica precisa ser olhada com atenção

Com um índice de mortalidade de empreendimentos preocupante – onde muitas empresas fecham suas portas com apenas 2 anos de vida – a gestão da oficina é algo que precisa ser olhado com atenção pelo empreendedor.

Para se manter ativa a oficina não se pode dar ao luxo de reproduzir ideias antigas de atendimento, ou então, apostar na venda fiada para ganhar a sua clientela. Em tempos digitais, recorrer a caderneta achando que nada fugirá do seu controle também é outro grande erro.

Dessa maneira, a administração de uma oficina mecânica vai continuar sendo uma tarefa difícil de ser cumprida.

E fugir desse padrão tem sido uma das grandes apostas das oficinas inovadoras. Veja a seguir o que você pode aprender com elas.

Obstáculos que a sua oficina precisa superar

No momento de expandir o negócio o empresário pode se deparar com muitos obstáculos. Uma hora ou outra eles podem aparecer e é preciso estar preparado.

Acúmulo de funções

Quando o dono de uma oficina decide empreender é bastante comum que ele, além da gestão, seja responsável também pela operação do negócio. E isso pode acarretar no acúmulo de funções.

Uma boa dica neste caso é organizar a rotina para conseguir dar conta do recado. Fazer um cronograma e organizá-lo em uma agenda ou em um quadro é um recurso que pode ajudar para que você não perca nenhum prazo.

Concorrência

A concorrência é acirrada no segmento das oficinas, e se desmembra em grandes players de mercado, comerciantes não legalizados e autônomos.

Se diferenciar nesse mercado não é uma tarefa fácil, mas é crucial para a sua sobrevivência. Para vence-la, você precisa ter a mente aberta. Investigar para ver o que pode fazer de diferente e estabelecer a própria identidade.

Recessão econômica

Outra grande questão que pode levar ao insucesso é a demanda do próprio mercado. Embora ninguém mais aguente ouvir falar de crise, é importante agir com inteligência para driblar a diminuição no volume de vendas.

Se a sua oficina tem sentido dificuldades para manter em dia todas as contas, uma boa saída é parcelar dívidas para reduzir as multas. E ainda, buscar recursos estratégicos para ganhar fôlego e conseguir andar para frente.

Quer crescer? Busque fontes alternativas para melhorar o fluxo de caixa

Enquanto a situação das pequenas e médias empresas no Brasil não melhora definitivamente, onde o dono da oficina pode encontrar ajuda para dar conta do recado? A tecnologia pode trazer algumas dessas respostas.

É notável hoje como os aplicativos e plataformas digitais têm facilitado as rotinas do nosso dia a dia.

Fazemos quase tudo pela internet, formamos redes, buscamos informação, pagamos nossas contas. E esse mesmo potencial pode ser usado para reduzir a carga que as pequenas e médias empresas carregam.

Plataformas digitais para fazer o caixa girar

Com os avanços da tecnologia, novas perspectivas de mercado são lançadas beneficiando muitos empresários. E os donos de oficina também podem – e devem – aderir a essa onda. Sobretudo quando a questão é a alavancagem financeira da empresa.

A exemplo do que acontece com outras empresas, o acesso ao crédito, necessário muitas vezes para o negócio progredir, é bastante limitada.

A solução neste caso, para oficinas que querem realmente prosperar, está em fontes alternativas de renda, capazes de fazer o caixa girar. Sobretudo, nas Fintechs, que são empresas modernas que unem as finanças com tecnologia, como é o caso da PagueVeloz.

Com essa solução de pagamento, pensada para facilitar a gestão financeira da oficina mecânica, além das cobranças, o empreendedor pode solicitar a antecipação do recebimento de recursos parcelados e transformá-la em dinheiro em caixa.

Em tempos desafiadores e em meio a tantos obstáculos que dificultam a administração de uma oficina mecânica, conhecer essas alternativas é um bom trunfo para se ter nas mãos.

Tagged under: