Como definir o público-alvo da sua oficina?

Autor: Atendimento
Como definir o público-alvo

Saber quem são os seus clientes e o que atrai o interesse deles pode garantir que as suas ações estarão direcionadas para as pessoas certas e funcionarão da melhor maneira possível.

Saber como definir o público-alvo de um negócio é uma das tarefas mais importantes que um gestor pode encarar.

Traçando o perfil certo você será capaz de estruturar da melhor maneira o seu negócio. E ainda, vai melhorar a forma como você realiza suas entregas e trabalha a sua comunicação.

Portanto, se você está em busca de dicas que te ajudem a decifrar quem é o seu público ideal continue a sua leitura.

Vamos explicar com três passos simples como você pode chegar lá e a importância de uma estratégia com esse foco. Acompanhe!

3 Dicas campeãs sobre como definir o seu público-alvo

Até pouco tempo atrás definir quem era o público-alvo de uma empresa era algo simples. Bastava dizer que o produto ou serviço era feito para pessoas de X idade, de tal cidade, com renda X e tudo certo.

Contudo, hoje essa definição já não é mais suficiente. Quer um exemplo?

Imagine dois clientes, homens com cerca de 35 anos, ambos residem na mesma cidade e tem a mesma classe social e os mesmos veículos.

Podemos dizer que eles têm perfis parecidos e por isso ao contratarem um serviço da sua oficina, o processo de atendimento deveria ser o mesmo, correto?

Bem, nem sempre. Principalmente porque os interesses deles na compra podem ser diferentes.

Enquanto o primeiro pode gostar de uma boa conversa, precisar do seu Wi-fi para resolver as suas rotinas profissionais o outro, pode desejar apenas um preço justo e agilidade no atendimento.

Ou seja, você teria que adotar uma postura diferente no atendimento, caso tivesse interesse de ganhar a preferência desses dois clientes.

Portanto, além de reunir informações demográficas, sociais, econômicas, etc. você precisa ir mais além para conhecer corretamente seu público.

Saiba qual o problema sua empresa se propõe a resolver

O primeiro passo para saber como definir o público-alvo da sua oficina é conhecer o serviço que você oferece. Sendo mais específico, o problema que ele se propõe a resolver. Neste momento, tente estabelecer qual vai ser o diferencial que a sua oficina vai oferecer.

Vamos exemplificar, pegando como modelo um serviço bem básico como a troca de óleo.

Todo mundo sabe que para evitar manutenções desnecessárias e gastos desnecessários a troca de óleo é uma necessidade. E esse componente é essencial para lubrificar, limpar e refrigerar o motor, e interfere no desempenho do veículo.

Mas você há de concordar que há muitas empresas que prestam esse mesmo serviço. Então, para resolver o problema e ganhar a preferência do cliente interessado nesse serviço, quem sabe o seu benefício não pode ser uma troca de óleo à domicílio?

Identifique pessoas que se interessam pelo seu negócio

Assim que você tiver claro o benefício que os seus serviços oferecem é hora de pensar nas pessoas que teriam interesse em contratá-los.

Tente descobrir o máximo de informações que você conseguir sobre o seu mercado e sobre as pessoas para quem você tem interesse em vender.

Para isso reflita sobre como as pessoas que têm essas necessidades costumam resolver os seus problemas? Quais os interesses que elas têm? Qual a faixa de renda? Quanto estariam dispostas a pagar? Qual o estilo de vida que ele tem?

Enfim, são muitos os detalhes e para responder a todas essas questões você vai precisar ficar atento aos feedbacks dos seus clientes.

Use dados reais para conhecer seus clientes

Depois de traçar a estratégia e saber quem são as pessoas que você pretende dialogar é importante ir para o mundo real. Ou seja, estabelecer quais os dados comuns que você vai precisar reunir para definir o seu público-alvo.

Neste momento, dialogar com seus clientes, fazer pesquisas, estudar seus relatórios de vendas e usar outros meios mais para entender quem são os seus clientes é essencial. Sobretudo, para validar suas hipóteses de um possível público-alvo até de fato você encontrá-lo.

É assim que você vai poder ter mais certeza de onde essas pessoas estão para daí sim atraí-las para a sua oficina.

Isso, usando as estratégias certas e sem desperdiçar seu tempo e seu dinheiro com quem não vai trazer retorno para o seu negócio.

Então, vamos colocar em prática?

Saber como definir o público-alvo da sua oficina é uma tarefa complexa, mas com certeza vale muito à pena.

Além de aumentar suas vendas, você ganha espaço para que pessoas que você não conhece cheguem até você. E ainda, pode fidelizar clientes atuais, deixando-os satisfeitos a ponto de voltar outras vezes, sabendo que podem contar com você!

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