Por que a recepção da oficina ajuda a causar impacto nas vendas?

Autor: Atendimento
recepção da oficina

A recepção de uma empresa funciona como um cartão de visitas. Nessa dinâmica, o jargão que diz que “é a primeira impressão a que fica” faz todo o sentido.

Criar um ambiente agradável, que seja capaz de oferecer conforto e entretenimento aos clientes enquanto aguardam na recepção da oficina, requer que alguns paradigmas sejam quebrados.

Afinal, aquele estereótipo de oficina suja de graxa, com pôsteres indiscretos colados na parede já ficou no passado.

Para promover as mudanças necessárias, investindo pouco dinheiro, diversos recursos podem ser empregados para garantir um visual bacana.

E é pensando nesses recursos que preparamos o artigo de hoje. Nele você vai entender as vantagens de ter uma boa estrutura física e como isso pode impactar nas suas vendas.

Os pilares para tornar seu ponto comercial um sucesso

Para quem não é do ramo, às vezes, parece que as oficinas têm uma estrutura física padrão, que segue a mesma apresentação sem muitas variações:

  • Uma área de espera
  • Um balcão de atendimento e o Caixa
  • Um almoxarifado
  • Banheiros e vestiários para funcionários
  • Bancada de ferramentas
  • Área para a prestação dos serviços

Então, o que fazer para a recepção da sua oficina se destacar das demais?

A verdade é que não existe fórmula pronta. O estilo, a comunicação e a decoração de cada oficina deve ser única, de modo que ela respeite as características e necessidades do seu público-alvo, no mercado na qual ela está inserida.

Apesar disso, existem alguns recursos que estão presentes em algumas das melhores oficinas e que você precisa conhecer. São eles:

Ofereça comodidade na recepção da oficina

Para oferecer uma experiência positiva toda a recepção do cliente deve ser pensada para tal, desde o momento em que ele estaciona o carro ali.

Portanto, oferecer um estacionamento seguro e de fácil acesso pode ser um grande diferencial. Se você não tem espaço no terreno para isso, fechar parcerias com estacionamentos privativos ou com outras empresas é sempre uma alternativa válida. Melhor ainda, se for gratuita para o cliente.

Tenha uma sala de espera adequada

Oferecer uma sala de espera atraente e confortável, além de conquistar o cliente pelo bom atendimento, pode transmitir agilidade e eficiência. Afinal, encantado com o local e sentindo-se bem onde está, o cliente nem sente o tempo passar.

Para tanto, equipe a sala com poltronas confortáveis, climatize o ambiente, invista em uma boa iluminação, mesas de apoio e lixeiras. Lembre-se também de manter o ambiente sempre limpo e organizado.

Engaje e encante seus clientes

Alguns mimos a mais oferecidos na recepção da oficina ajudam a manter os clientes distraídos enquanto aguardam o seu atendimento.

Hoje há um mundo de possibilidades, desde as mais simples, como uma máquina de café expresso, às mais tecnológicas, como telas interativas. Tudo vai depender do quanto você está disposto a investir e principalmente, da sua criatividade.

Ainda assim, alguns itens como um sinal de wi-fi de qualidade, revistas e canais de TV especializados, jogos e um bom cafezinho são sempre válidos e os clientes agradecem.

Use a decoração como um diferencial

Um visual bacana e diferenciado chama a atenção e por isso, por si só já um grande atrativo para se ter na oficina. Mas lembre-se, a decoração precisa comunicar ao público o seu posicionamento e estar adequada ao que esses clientes esperam de você.

O visual vintage e industrial é uma tendência de decoração entre as oficinas e talvez seja uma aposta interessante para você. Colocar alguns posteres retrôs, expor carros customizados, luminárias diferenciadas e outros artigos decorativos ajuda a compor esse clima. O Pinterest está repleto de inspirações, vale dar uma espiadinha por lá.

Conclusão

Para criar uma recepção digna de aplausos é necessário conhecer o seu negócio, o seu público e equilibrar tudo isso ao orçamento que você tem disponível.

Além disso, é fundamental saber como abordar seus clientes de uma forma cortês para que eles se sintam bem atendidos.

Um público entrosado com a sua empresa, resulta em um maior interesse pelos seus serviços e consequentemente favorece bons negócios.

Portanto, invista na recepção da oficina e treine sua equipe para bem receber seus clientes.

Tagged under: