4 dicas de como organizar e otimizar o tempo

Autor: Organização
como organizar e otimizar o tempo

Aprenda o que fazer para se tornar uma pessoa mais produtiva com equilíbrio e qualidade de vida!

“Ah se eu tivesse mais tempo”… que atire a primeira pedra quem nunca murmurou estas palavras. No entanto, na maioria das vezes não é tempo que nos falta – afinal todos temos as mesmas 24 horas no dia. O que temos que aprender é como organizar e otimizar o tempo disponível da melhor forma.

Ao iniciar esse artigo consciente dessa verdade, você já tem meio caminho andado. Agora, é hora de dar continuidade a esse conteúdo para saber como tornar o seu dia muito mais produtivo.

Bora começar?

Como organizar e otimizar o tempo

Faça um planejamento semanal

Ter uma agenda e anotar todos os compromissos da semana, separando as atividades por ordem de prioridade é algo que você não pode deixar de fazer se quiser aprender como organizar e otimizar o tempo. Planejamento é tudo nessas horas.

Você sabia que dedicando apenas uma hora da sua semana para isso você é capaz de economizar até 10 horas de trabalho?

Ah e uma dica: no começo ocupe apenas 50% do seu tempo e deixe espaço para encaixes. Aos poucos vá aumentando, assim que você perceber que está dando conta do recado mas, sem se sobrecarregar viu?

Procure saber como você usa seu tempo

Os smartphones são companheiros inseparáveis e agilizam muita coisa nas nossas rotinas. Mas cá para nós, você há de concordar que eles também podem roubar um tempo precioso do nosso dia.

Para tirar a prova você pode até fazer um teste. Aplicativos como o Moment e o Menthal conseguem medir o tempo que você gasta usando o celular e o quanto desse tempo vai para cada aplicativo ou função. Depois disso, é só ver o resultado para saber se você está exagerando ou não no uso dessa tecnologia.

Ao trocar esses minutos ( ou horas do dia, né?) por atividades mais proveitosas, como estudar, praticar atividades físicas e outras mais você certamente chegará ao final do dia se sentindo mais produtivo. E de quebra mais bem disposto.

Afinal, sentir que o dia rendeu é uma sensação revigorante, não é mesmo?

Aproveite bem os intervalos

Com a lista de tarefas organizada fica mais fácil perceber onde você pode encaixar tempo para realizar tarefas que são importantes para você.

Por exemplo, acordar 30 minutos mais cedo todos os dias pode ser o intervalo que você precisa para colocar sua leitura em dia.

Que tal trocar a playlist que você ouve de casa para o trabalho por um podcast com muito mais conteúdo?

Está na dúvida se vai treinar ou ficar em casa para assistir a série favorita? Que tal assisti-la enquanto dá uma corridinha na esteira?

Bem, como você pode ver boas opções para você aproveitar melhor os intervalos de tempo é o que não falta. Basta você querer e estar disposto para seguir com seus planos!

Motive-se para cumprir o planejado

Muitas pessoas até sabem o que deveriam fazer para se planejar melhor, no entanto, acabam não colocando em prática por falta de disposição.

Se você faz parte desse grupo, saiba que alguns truques podem ajudar a aumentar a sua energia.

Beber água é um deles, pois potencializa as funções cerebrais. Outro é a prática regular de exercícios físicos, já que esse hábito ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além, é claro, de gerar uma série de benefícios para que corpo e mente se mantenham saudáveis.

Enfim, tire proveito de tudo o que possa te ajudar na organização do tempo. Use aplicativos, agenda, calendários… tudo que esteja ao seu alcance.

Saber organizar e otimizar o tempo é sinônimo de mais qualidade, de vida e de trabalho. Lembre-se disso!

Tagged under: