Como pedir a avaliação do cliente e saber o que agrada essas pessoas?

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pedir a avaliação do cliente

Saber o que o seu cliente pensa de você é uma questão importante e pode ajudar a sua oficina a progredir.

Se você gostaria de saber o que agrada e atrai as pessoas para sua oficina, mas tem receio de pedir a avaliação do cliente com medo de parecer chato ou invasivo, trazemos novidades interessantes com este artigo.

Descobrir o que seus clientes pensam a seu respeito pode ser mais simples do que você imagina e ainda, pode trazer uma série de benefícios.

Além de avaliar como a equipe está agindo, fazer essa pesquisa ajuda a levantar dados e informações importantes. E você pode usá-los na melhoria dos processos e serviços da sua oficina.

Para conseguir esses resultados, antes de tudo, você precisa saber como fazer essa abordagem de forma natural e convidativa.

Do contrário, você pode deixar o cliente inibido para expor as próprias ideias ou fazer uma reclamação.

Formas de pedir a avaliação do cliente sobre o seu atendimento

O jeito como você se aproxima dos clientes e elabora suas perguntas faz toda a diferença.

Ao perceber que a abordagem é amigável, o cliente entende que a opinião dele importa pra você. Assim, sabe que não precisa se sentir constrangido em dar uma opinião ou fazer uma crítica.

Ainda assim, existem 3 fatores cruciais para você consiga fazer isso, veja a seguir:

1 – Ofereça aos seus clientes diferentes meios para que eles possam se expressar

Existem pessoas que se sentem mais à vontade de se abrir usando a internet, outros podem preferir uma caixinha de sugestões. Dê opções para todos os gostos para aumentar as chances de você obter suas respostas.

2 – Forneça um incentivo para que seus clientes queiram compartilhar suas opiniões

Sem ser tendencioso, você pode motivar os clientes a deixarem sua opinião – que pode ser positiva ou negativa e você não deve interferir nesse resultado.

Oferecer descontos no próximo serviço, sorteios e até a entrega de mimos são exemplos bacanas que você pode explorar como incentivo.

3 – Lembre-se de agradecer a participação dos seus clientes

Independente do meio que você usar para pedir a avaliação do seu cliente, lembre-se de agradecê-lo por isso.

Esse é um ótimo jeito de demonstrar a sua atenção e estabelecer uma conexão genuína com essas pessoas. Dizer obrigado faz bem e os clientes agradecem.

Entendidas essas questões, vamos te passar algumas dicas sobre alguns métodos de pesquisa que você pode usar para pedir a avaliação do seu cliente.

Questionário de avaliação

Eles são as formas mais tradicionais que você tem para obter o feedback dos clientes. E modelos para isso você tem aos montes na internet.

O modelo do Net Promoter Score – NPS – onde você com uma pergunta pode medir o grau de satisfação do seu cliente – é bastante dinâmico e pode funcionar bem na sua oficina. Se você quiser, pode enviar essa pesquisa via mensagem (SMS) do seu celular.

Feedback das redes sociais

As redes sociais também podem funcionar como um excelente canal de comunicação para pedir a avaliação do cliente.

Ter uma Fanpage no Facebook e no Instagram é um método interessante – e barato – de você coletar comentários espontâneos das pessoas.

Depoimentos dos clientes

Ao concluir um serviço, você pode coletar o depoimento do cliente para obter um feedback.

Além de descobrir o que os clientes pensam a seu respeito, essas respostas podem ajudar você a vender mais.

Afinal, saber como você ajudou a resolver o problema de um cliente pode deixar outras pessoas mais seguras para fechar negócio com você. Lembre-se de pedir a autorização do seu cliente para divulgar essas informações.

Agora é com você!

Essa lista de formas para obter o feedback dos clientes poderia ser bem maior, mas isso fica para outro artigo.

Se você quer saber mais sobre esses métodos compartilhe suas dúvidas e ideias com a gente. O seu comentário pode servir de inspiração para novos posts.

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