4 maneiras de trabalhar a lealdade dos clientes na sua oficina

Autor: Atendimento
lealdade dos clientes

Para além do bom atendimento, o profissional que quiser se diferenciar deve estar atento a experiência que está proporcionando ao cliente na sua oficina.

Para que uma empresa mantenha um relacionamento de longo prazo e conquiste a lealdade dos clientes é preciso muito mais do que enviar uma mensagem de felicitações no dia do aniversário. Ou ainda, fazer uma ligação para convidá-lo a conferir as promoções da semana.

É necessário nutrir essa relação constantemente para que esse cliente permaneça fiel a empresa.

Mas, como ir além e garantir que o cliente volte a repetir a compra de um produto ou serviço na sua oficina?

Existe alguns fatores-chaves que podem pontuar positivamente para esses resultados. E é sobre eles que falaremos a seguir.

Como valorizar a lealdade dos clientes e trazê-los pra perto

Com a concorrência cada vez mais acirrada e o acesso facilitado às novas tecnologias é preciso encontrar maneiras de satisfazer os novos consumidores, que interagem o tempo todo e exigem cada vez mais das empresas respeito e transparência.

Para atender a essas expectativas, é preciso que as empresas usem de empatia. Ou seja, pensem nos seus processos e serviços sob a ótica do cliente e não da empresa.

E isso não é algo que se possa fazer pontualmente. É preciso perceber o que deixa o cliente satisfeito e usar essa premissa em todos os pontos de contato que o cliente possa ter com a empresa.

Considerando essa necessidade, reunimos 4 maneiras eficientes que você pode usar para conquistar e valorizar a lealdade dos clientes na sua oficina. São eles:

Suporte e atendimento

O cliente está acostumado a resolver suas pendências usando canais digitais, de forma rápida e prática. Hoje ele faz pagamentos via aplicativo, check-in antes do vôo, compra ingressos para o cinema e muitas outras atividades.

Tendo todas essas facilidades ao seu alcance, ninguém mais quer perder tempo com processos burocráticos e demorados.

E cá para nós, há alguma coisa mais chata do que precisar resolver um problema de imediato – um carro, por exemplo, que quebrou no meio da rua – e não conseguir sequer um atendimento?

Para evitar esse atrito é preciso oferecer todo o suporte necessário – de forma rápida e eficiente – para que o cliente tenha uma boa experiência na sua oficina.

Política comercial

A lógica de que os clientes querem pagar sempre menos não é uma verdade, eles querem, sim, pagar um preço justo.

E quando falamos de preço, tudo é muito subjetivo. Pois o que vai dizer se o preço é baixo ou alto é, além de uma série de fatores, a percepção do seu cliente.

Se ele entender que a sua oficina é diferenciada, vai ficar bem menos sensível ao preço, pode acreditar.

Responsabilidade social e ambiental

Muitas pessoas compartilham da ideia de que as empresas precisam ir além da geração de lucro. E é por isso, é que elas têm valorizado estabelecimentos que realizam práticas sociais e sustentáveis.

E já que estamos falando nesse assunto, sua oficina possui atitudes que refletem uma preocupação com o meio ambiente? E com pessoas com necessidades especiais?

Portanto, se você não trabalha essas frentes no seu negócio pode estar na hora de implementá-las.

Afinal, o seu cliente não está apenas preocupado com o serviço que você presta pra ele, mas em todo esse conjunto, que envolve a sociedade e o planeta.

Entrega além do esperado

Ser surpreendido é uma sensação que deixa qualquer pessoa feliz e isso não é diferente no relacionamento entre empresas e clientes.

Portanto, se você quiser valorizar a lealdade do cliente e fazê-lo se sentir especial, entregue além do esperado.

Entregar o carro antes do prazo previsto, oferecer um serviço adicional sem custos, um parcelamento atrativo e até um brinde no fechamento da venda são exemplos interessantes.

O negócio é testar para saber o que mais agrada o seu cliente, e responder com louvor a essa demanda.

A estratégia não pode encerar aqui

Realizar essas ações não significa que o seu cliente se tornará fiel a sua oficina, mas são passos importantes.

A partir deles, canais serão abertos na sua oficina para que esse cliente possa se achegar.

Então, mantenha a intenção de fazer pelo seu cliente o que você gostaria que outras empresas fizessem por você. Ofereça o cuidado e a atenção que gostaria de receber e você verá o resultado acontecer.

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