Como conseguir indicações de clientes e aumentar as vendas

Autor: Atendimento
indicações de clientes

Quando um cliente está satisfeito, ele tende a indicar essa empresa para outras pessoas. E esse boca a boca espontâneo pode gerar inúmeros benefícios para a sua oficina. Saiba como aproveitar esse canal.

Você já parou para analisar quantas vezes já recomendou um produto ou serviço que gostou para um amigo ou familiar? Pois saiba, que mesmo sem perceber, as indicações de clientes acontecem com muita frequência.

Essa prática é natural pra gente, afinal, somos seres sociais e essa colaboração faz a gente se sentir parte do grande grupo.

Por isso, recomendamos o melhor restaurante da cidade, a série favorita do Netflix, um bom livro e muitos outros itens que amamos.

Agora, será que você sabe que essa prática também pode servir para gerar novos negócios para sua oficina?

Pois é. E o que dá certo para todos os tipos de negócio pode funcionar também na sua oficina. Saiba por onde começar!

Como motivar a indicação de clientes na sua oficina

Antes de partirmos para as dicas, é importante que você conheça os conceitos que estão por trás dessa ciência.

A indicação de clientes é chamada no mundo dos negócios de Marketing de Indicação ou Referral Marketing, e tem por objetivo gerar novas vendas a partir da recomendação dos clientes atuais.

Isso acontece porque, naturalmente os clientes satisfeitos tendem a indicar as boas experiências que tiveram para outras pessoas.

Assim, aos passos que esse boca a boca vai se espalhando, outras pessoas ficam tentadas a provar desse mesmo benefício. Como resultado, você, sem muito esforço, acaba atraindo novos clientes.

O que é uma grande sacada, inclusive do ponto de vista financeiro. De acordo com o que Philip Kotler nos conta, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.

Então, com tantos benefícios, está mais do que na hora da sua oficina se apropriar também dessa estratégia. Saiba por onde começar!

Cuide da sua imagem e reputação

A primeira coisa que você precisa fazer para conseguir indicações de clientes é garantir a satisfação deles. Portanto, faça de tudo que estiver ao seu alcance para tornar a sua oficina recomendável.

Ofereça um bom atendimento, tenha funcionários preparados, preze pela qualidade dos seus serviços, cumpra com o prometido, ofereça preços justos…etc. Enfim, entregue o que é esperado pelo seu cliente e busque surpreendê-lo sempre.

Depois de fazer esse básico, você pode firmar parcerias, participar de grupos importantes e trabalhar a comunicação da sua oficina para reforçar e construir no mercado uma boa imagem.

Identifique os clientes mais satisfeitos

Além de cuidar dos seus processos internos, olhe com carinho para o seu cliente. Busque meios de interagir com ele para garantir uma conexão próxima, regular e duradoura.

Para isso, é sempre recomendado manter na sua oficina um cadastro completo desses clientes e monitorá-lo sempre!

Os dados que você armazena nesta base podem fornecer informações muito ricas sobre o comportamento de compra desses clientes. Elas podem inclusive revelar o nível de satisfação dessas pessoas em relação aos serviços prestados pela sua oficina.

Pesquisas do tipo NPS – Net Promoter Score – são essenciais para isso. Servem para medir o índice de satisfação e até que ponto esses clientes se sentiriam motivados a indicar os seus serviços.

Além da pesquisa, monitorar os comentários das pessoas à respeito da sua oficina nas redes sociais também ajuda.

Portanto, mantenha-se atento ao que os seus clientes dizem sobre você e use essas informações para melhorar continuamente.

Crie um programa de benefícios

Feita a sua tarefa de casa, chega enfim o momento de profissionalizar esse trabalho, criando regras claras para que esse canal de indicações seja alavancado.

A estratégia mais indicada para isso é a criação de um programa de benefícios.

No entanto, para que ele dê certo você precisa acertar na mecânica. Estabelecer regras claras para a participação e também para o resgate das recompensas.

Capriche nas recompensas ofertadas

Agora, não vá achando que basta definir um prêmio atraente para que as indicações dos clientes aconteçam.

Antes de tudo, você precisa alinhar esse programa ao seu financeiro. Principalmente, para saber até onde você pode ir sem prejudicar suas margens.

Portanto, saiba identificar quais clientes valem à pena incluir no programa, quais prêmios seriam interessantes para eles, e outros detalhes que possam tornar essa experiência mais marcante e vendedora.

Chegou sua hora de testar!

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a conhecer mais sobre o assunto. Agora, que tal aplicar essas dicas e começar hoje mesmo a implementar o marketing de indicação na sua oficina?

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