Colocar produtos para vender em oficinas pode garantir renda extra ao negócio

Autor: Atendimento
produtos para vender em oficinas

Entender os motivos que levam os clientes até a sua oficina e se há algo a mais que você pode fazer por eles pode te ajudar a aumentar o ticket médio do seu estabelecimento.

Além de um bom atendimento, o cliente procura por praticidade. Por isso, colocar produtos para vender em oficinas pode ser uma grande sacada. Além de deixar o cliente mais satisfeito você tende a aumentar o volume de vendas para as mesmas pessoas, o que consequentemente vai aumentar o lucro da sua oficina.

E foi para ajudá-lo a implementar essa estratégia no seu negócio que criamos este artigo. Continue conosco e veja como aumentar o ticket médio no seu estabelecimento.

Saiba colocar produtos para vender em oficinas do jeito certo

A vida moderna faz com que as pessoas acumulem mais afazeres e vivam com menos tempo. Por isso, encontrar tudo o que precisamos em um único estabelecimento é algo que nos soa bastante atraente.

Do outro lado, essa condição também é vantajosa para as empresas. Afinal, vai deixar o cliente mais propenso a comprar mais e melhor, aumentando as chances de lucro do negócio.

Agora, para você ter sucesso com a estratégia, uma coisa é certa: você precisa ter um mix de produtos e serviços atraente para oferecer. Do contrário, como vai gerar interesse para uma nova compra?

Portanto, há alguns fatores que você precisa dar atenção ao colocar produtos e serviços extras a venda na sua oficina. Eis aqui alguns dos mais importantes:

Conheça as necessidades do seu cliente

Antes de colocar produtos e serviços extras a venda na sua oficina, você precisa entender quais são as necessidades dos seus clientes. Do contrário, você pode perder dinheiro, ficando com estoque parado na sua oficina.

Então, converse com eles e estude os serviços mais procurados, para entender o que você poderia acrescentar à lista que você já oferece.

Estude como melhorar e variar a sua oferta

Depois de entender a sua demanda, analise o que você pode oferecer para deixar esses clientes mais satisfeitos.

Por exemplo, se você faz balanceamento, poderia oferecer também o alinhamento. Ou ainda, se trabalha com pintura, poderia oferecer também o martelinho de ouro.

Até uma troca de palhetas automotivas pode ser uma oportunidade. Neste caso, ter as marcas mais usadas em estoque é uma atitude inteligente. Assim como oferecer serviços de instalação. Afinal, você não vai querer que o seu cliente tenha que se dirigir a outros lugares para isso, não é mesmo?

Enfim, as oportunidades são várias, vale você investigar aquelas que atendem melhor a sua demanda e estão dentro da sua capacidade de atendimento.

Organize a sua oficina para vender mais

Sabendo o que os seus clientes procuram na sua oficina, seja estratégico ao oferecer os seus produtos e serviços.

Para isso, busque aprender com outras práticas que você encontra no varejo. Por exemplo, em um supermercado, aquelas guloseimas e pequenos utensílios que você vê na boca do caixa não estão ali por acaso. Elas estimulam a compra por impulso, fazendo o cliente engordar o carrinho mesmo sem perceber.

Na sua oficina, você também pode usar essa estratégia, deixando produtos em destaque e bem visíveis ao seu cliente. Assim, ao olhar para esses produtos, o cliente pode lembrar que precisa deles e incluí-los na compra.

Crie oportunidades para oferecer outros produtos

Além de cuidar da organização e da disposição dos produtos na sua loja, treinar a equipe para reconhecer os momentos mais oportunos para essas vendas é um grande negócio.

Ter um check list em mãos, e usá-lo durante o atendimento pode ajudar a levantar essas oportunidades.

Bem, mas você não precisa – e nem deve – esperar que o seu cliente te diga do que ele está precisando. Afinal, você é o especialista, e por isso, sabe mais do que ninguém quando uma manutenção, um reparo ou qualquer outro tipo de serviço automotivo torna-se importante para o seu cliente.

Pense lá na frente para ganhar o seu cliente

Para aumentar as vendas, além da oferta de um mix de produtos e serviços diversificado, você pode facilitar a vida do seu cliente. Fazer promoções, oferecer combos e um parcelamento atraente pode ser o empurrãozinho que o seu cliente estava esperando para fechar o negócio. Então seja criativo!

Por fim, pense na estratégia de colocar produtos para vender em oficinas como algo inovador, um diferencial que o seu cliente não vai encontrar na concorrência. Mas, principalmente, como um modo de agradar os seus clientes e construir com eles um relacionamento duradouro e rentável.

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