Dicas preciosas para fidelizar a clientela feminina na oficina

Autor: Atendimento
clientela feminina na oficina

Sua oficina está preparada para receber bem as mulheres? Lembre-se que esse é um nicho que ainda está se familiarizando com o universo automotivo, e por isso precisa de muita atenção.

Sua empresa tem um público potencial imenso nas mãos, só esperando você se adaptar. Estamos falando das mulheres. Quer atrair e fidelizar essa clientela feminina na oficina?

O público feminino já é de mais de um terço do total de motoristas no Brasil. De acordo com dados do Ministério das Cidades de 2017, são 34,7%. Apesar dessa presença se estender a todos os serviços relacionados a automóveis, parte das oficinas ainda tem uma cara “muito masculina”.

Talvez isso aconteça porque, em muitas famílias, os homens tendem a assumir os assuntos relacionados a automóveis. Mas não é de hoje que este cenário está mudando, e bastante rápido!

Há muito tempo não é mais exclusividade dos homens adquirir um carro, dirigir até o trabalho ou para fazer compras. É notável também a quantidade cada vez maior de mulheres dirigindo táxis, ônibus e até caminhões.

O mundo está mudando, e quem quiser lucrar com essas mudanças precisa se adaptar. Não há mais motivos para manter o atendimento de oficina voltado prioritariamente aos homens.

Mas, ao mesmo tempo, muitas mulheres ainda não se sentem plenamente confiantes ao colocarem os pés em uma oficina. Entenda o porquê, e como reverter a situação a seu favor.

Elas sentem que não são bem-vindas

Por mais que as mulheres tenham tomado as rédeas, ou melhor, o volante nas questões que envolvem o transporte, a manutenção do veículo ainda está envolta em certo tabu.

Mesmo independentes e empoderadas, as mulheres ainda se sentem inseguras no ambiente de uma oficina mecânica.

Levar o carro à oficina está deixando de ser “coisa de marido”, mas muitas mulheres ainda se sentem constrangidas ao frequentar oficinas.

Você já deve ter ouvido relatos de mulheres que evitam levar o carro sozinhas ao conserto. Em geral, essa insegurança pode surgir do pouco conhecimento sobre mecânica – elas sentem estarem sendo enganadas por não terem argumentos para discordar de um diagnóstico, por exemplo.

Em outros casos, muito mais graves e lamentáveis, há episódios de assédio por parte de mecânicos. Não é preciso dizer que isso significa a perda de uma cliente, sem mencionar o estrago que isso pode causar para  a imagem do estabelecimento.

Neste cenário, abre-se uma oportunidade para que as oficinas que trabalham com seriedade, como a sua, diferenciem-se conquistando a confiança do público feminino com atitudes simples, mas muito valiosas aos olhos delas.

Comece repensando velhos hábitos e entendendo que suas clientes precisam e merecem uma assistência mais detalhada e atenciosa.

Como atender à exigente clientela feminina na oficina

Você não precisa mudar tudo da noite pro dia, nem mesmo seguir todas as dicas abaixo. Mas ao tomar conhecimento delas, pode adaptá-las e aproveitar algumas delas na sua rotina de atendimento.

Tranforme sua oficina em um ambiente “woman friendly”

A sua oficina não precisa ter atendimento exclusivo para mulheres ou um quadro formado exclusivamente por funcionárias. Para ser uma “oficina amiga da mulher”, basta oferecer alguns diferenciais como:

  • serviços extras de manicure, limpeza de pele, massagem ou maquiagem enquanto o carro está no conserto.
  • alertá-las sobre a hora certa de trocar o óleo do carro.
  • manter ao menos uma presença feminina em seu quadro para transmitir segurança.

Capacite seus funcionários

Seus funcionários entendem tudo de mecânica, certo? É normal que, quando entendemos de um assunto, tenhamos a tendência de superestimar o conhecimento de outras pessoas. E junto com essa tendência vem o impulso de menosprezar ou até zombar do desconhecimento dos outros.

Quando um homem tem este tipo de atitude com uma mulher, isso tem nome: “mansplaining”. E o pior é que nem sempre a cliente em questão desconhece o assunto. Neste caso, só piora: o nome é preconceito mesmo!

Faça seus colaboradores entenderem que ninguém tem a obrigação de saber como um veículo funciona. As pessoas procuram uma oficina justamente para buscar ajuda naquilo que não dominam. Por isso, oriente-os a explicarem com paciência e educação os serviços que serão realizados no veículo.

Automatize seus processos

Por mais educado e cortês que seja o atendimento, sempre haverá uma barreira natural entre o funcionário da oficina e a cliente. É normal, portanto, que ela procure evitar o contato direto.

Nesta situação é interessante oferecer informações sobre o andamento do serviço por SMS, e-mail, telefonema ou WhatsApp. Quanto menos a cliente precisar ligar, mais confortável e satisfeita ela irá se sentir.

Outra coisa: fichários, pastas, arquivos e afins, além de pouco eficientes, ainda dão um aspecto antiquado à sua oficina.

Automatizar os processos do funcionamento da sua oficina mecânica, além de otimizar os resultados, dará aquele upgrade de modernidade que faz sucesso com o público mais exigente.

Mantenha a oficina limpa e organizada

Nós sabemos que graxa e pó são inevitáveis no trabalho pesado de mecânica automotiva. Mas isto não dispensa ninguém de manter o ambiente o mais limpo possível. Afinal, todo mundo gosta de limpeza, não só a clientela feminina.

Mas há um aspecto mais delicado quando se trata da aparência do ambiente. Algumas oficinas (felizmente são raras) ainda mantém o hábito de objetificar as mulheres em pôsteres e calendários decorando o local. Além de demonstrar mau gosto, é óbvio que este tipo de item irá repelir a presença feminina de sua oficina. E não é isso que você quer, certo?

Cumpra os prazos e entregue o combinado

Se tem uma coisa que arranha a reputação de um serviço são os consecutivos adiamentos. Isso passa uma imagem de desonestidade que não contribui em nada para a construção da confiança junto ao público feminino, que é especialmente exigente neste quesito.

A pontualidade no cumprimento de prazos estabelecidos é o básico do básico. Mas antecipar a entrega e surpreender o cliente fará com que você ganhe muitos pontos com sua clientela. Apenas tome o cuidado de resolver todos os problemas antes de entregar o carro.

Se uma mulher já se sente insegura em uma oficina, imagine se ela tiver que voltar para resolver o mesmo problema que já deveria ter sido resolvido… Em muitos casos elas preferem procurar outra oficina, tudo por causa da decepção com a primeira.

Respeite as diferenças, mas trate igualmente

Um tratamento diferenciado à clientela feminina na oficina é uma forma de conquistá-la e aproximá-la de um universo, até então, considerado masculino.

Mas o intuito maior em oferecer os diferenciais de atendimento acima listados é tratar da mesma forma, sem discriminação, todos os clientes de sua oficina, sejam eles jovens, idosos, homens ou mulheres.

Cada um tem suas particularidades, suas dores, seus desejos e sua forma de se relacionar. O importante é transmitir confiança e deixar seus clientes à vontade para que possam ser eles mesmos.

Que tal, por exemplo, dar dicas de manutenção, soluções para problemas simples e maneiras de evitar vícios comuns e corriqueiros? Iniciativas assim servirão para estreitar os laços de confiança e, consequentemente, ampliar o seu público.

 

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