Quer saber como atrair clientes para oficina mecânica? Leia isso!

Autor: Atendimento
Como atrair clientes para oficina

Cliente nunca é demais! Atrair novos clientes para sua oficina é a única forma de fazer o seu negócio crescer. Ou, no mínimo, garantir sua saúde financeira por muitos e muitos anos.

Se você já perdeu o medo e se garante no serviço, parabéns! Você amadureceu seu negócio e sabe que atitudes como atrair clientes para oficina são importantes. Afinal, quanto mais, melhor.

O receio de não dar conta é comum entre quem está começando no mundo empresarial, mas com um pouco de experiência já dá pra notar que uma clientela robusta injeta recursos para você aprimorar ainda mais os serviços.

Ao investir em mais equipamentos e mais mão-de-obra, mais clientes aparecem. E nesse círculo virtuoso você só evolui em um sentido: pra cima!

Além disso, a cada dia novas oficinas surgem, aumentando a concorrência. Ou seja: crescer já nem é mais opção, é obrigação.

Mas como desespero não é algo que deve estar em sua caixa de ferramentas, pode ir relaxando por que a gente vai te contar tim tim por tim tim como conquistar mais fãs para sua oficina!

6 dicas de como atrair clientes para oficina, conquistando e fidelizando

Cliente acima de todos, transparência acima de tudo

Abrindo o jogo: todo mundo já foi enganado por um mecânico mal-intencionado (existem pessoas desonestas em toda parte).

Por essa razão é tão importante valorizar um trabalho sério como o seu. E pelo mesmo motivo acaba sendo fácil conquistar clientes. Basta ser transparente.

Transparência é o quesito mais procurado pelos clientes de uma oficina mecânica. Mais que preço, mais que atendimento, mais que qualidade do serviço.

E como o cliente é rei, é isso o que você deve priorizar.

O cliente tem várias opções de oficinas à sua escolha, mas ele vai escolher a sua por um motivo muito simples: você tem credibilidade.

Além disso, nem sempre uma quebra de promessa é feita por má-fé. Muitas vezes é o dia a dia que acaba nos dando um golpe e impossibilitando a solução de um problema.

Por isso não custa repetirmos, de novo e de novo e de novo: prometa ao cliente somente o que você pode cumprir. Ah! E siga também este pequeno roteiro:

  • Antes de trocar qualquer peça, passe um orçamento para o seu cliente;
  • Saiba sua opinião sobre o preço e até mesmo se ele já tem um outro diagnóstico sobre o problema;
  • Dê detalhes sobre como será o procedimento na manutenção ou conserto do veículo.

Conversas rápidas como essas, tenha certeza, farão muita diferença na forma como o cliente enxerga seu serviço.

Ofereça o serviço mais sensacional das redondezas

Recapitulando: quando seu cliente chegar com um problema, mostre soluções e certifique-se de que ele realmente entenda o que está sendo feito.

Mas sua equipe só vai poder esclarecer tudo o que está sendo feito se ela tiver qualidade para isso. Por isso:

  • Conte com uma equipe qualificada. Isso não significa que ela deve ser formada apenas por experts. Tão ou mais importante é contar com gente dedicada.
  • Fazer uma breve revisão na água e no óleo, por exemplo, por incrível que pareça, conta como diferencial, pois empresas não fazem isso.
  • Outra coisa: peça o maior número de informações para o cliente referente ao problema que o leva até sua oficina.

Seja mais assertivo na hora de resolver o problema do seu cliente e ele ficará mais satisfeito com seu serviço.

Além de ficar satisfeito pelo tempo dedicado, ele terá mais chances de ter o seu problema resolvido, pois todos os detalhes serão conhecidos. E um deles pode ser a causa do problema ou a chave para sua solução.

E entre uma coisa e outra, que tal um bom café? Nada vai adiantar você ter o melhor serviço, os melhores e mais modernos equipamentos, se você não tratar bem o seu cliente.

Registre as informações do cliente (e do seu carro)

Numa clínica médica existe um documento chamado “prontuário”. É nele que consta o histórico das doenças do paciente, medicações administradas, vacinas, recaídas, sintomas recorrentes, consultas etc.

Você já entendeu onde queremos chegar.

  • Manter a ficha dos clientes na oficina não é inviável, muito menos perda de tempo.
  • Informações básicas como a última revisão e quais foram as peças trocadas são fundamentais para agilizar o serviço, ajudando a identificar problemas.
  • O registro também serve para transmitir credibilidade e dar mais confiança para o seu cliente. Por isso anote também as opiniões dele.

Saber o que foi feito na última vez em que esteve em sua oficina é o que fará a diferença entre atender UM cliente e atender SEU cliente.

Se ele voltou, é por que confia em você e precisa novamente de sua ajuda. Você é o mecânico dele. Ajude-o!

Mantenha seu ambiente limpo e organizado

Tudo bem se você não liga para o estado das gavetas do armário do seu quarto. Sinceramente, ninguém tem nada a ver com isso.

Mas todo mundo dá uma boa arrumada em casa na hora de receber as visitas, certo? Aquela caprichada na varrida e a louça da pia limpinha e devidamente guardada.

Na sua oficina, a rotina acaba criando um senso de pertencimento. É como se você estivesse em casa.

Logo, todo mundo começa a focar no serviço a ser feito e não liga mais para a bagunça, que tende a se acumular e piorar.

Mas tem um problema bem sério aí: sua oficina recebe “visitas” toda hora. Aliás, ela vive disso! Então, mãos à obra.

  • Ao lidar com óleo, graxa e fluidos em geral, não se renda às desculpas. Limpe o máximo que puder
  • Seu cliente vai valorizar muito mais seu trabalho, pois sabe a dificuldade de manter uma oficina limpa.
  • Além de atrair clientes mais exigentes para a oficina, isso contribui para fidelizá-los.

Agora, se você quiser realmente investir em limpeza, pode até pensar em agregar este valor ao preço do seu serviço.

Muitas pessoas fazem questão de levar seus carros, por exemplo, a oficinas de concessionárias, pelo simples fato de que nestes locais há uma preocupação maior com a limpeza.

E elas estão dispostas a pagar mais caro por isso.

Seja ágil como um ninja (mas não desapareça!)

Você está cheio de serviço? Parabéns! Muitas vezes, ao procurar a solução para um problema mecânico, você encontra outro…

Isso é compreensível e desejável (quem não gosta de ter um problema resolvido sem precisar ter pedido por isso, não é verdade?).

Mas entenda que seu cliente não pode ficar parado. Nada garante que ele não tenha se programado para buscar o carro e não esteja preparado para adiamentos.

Vamos resolver isso também?

  • Comunique qualquer coisa que saia do combinado;
  • Trate com o mesmo empenho qualquer serviço que caia em sua mão;
  • Estude e mantenha-se informado. O conhecimento aplicado torna qualquer serviço mais rápido.

Agilizar o seu trabalho é mais um ponto chave para fidelizar e atrair novos clientes para a sua oficina.

Como atrair clientes para oficina através do marketing

“Investir” é só força de expressão. Na verdade, se você não tiver condições, não precisa nem colocar a mão no bolso.

Umas das formas de fidelizar e atrair clientes sem custo são promoções. Afinal, quem não gosta de um bônus, não é mesmo?

  • Disponibilize um cartão fidelidade. A cada X revisões, presenteie seu cliente com um brinde;
  • Promova campanhas de “Indique um amigo e ganhe”
  • O mais importante: dê vantagens reais. Aquele cafezinho que a gente mencionou lá em cima é cortesia, e não prêmio!

Em cada campanha ou promoção pense “se eu fosse cliente de uma oficina, o que eu gostaria de ganhar?”.

Tenha sempre em mente que fidelizar um cliente é sempre mais barato que conquistar novos clientes.

Cliente fiel é sua melhor propaganda!

 

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