Como aproveitar melhor o tempo na oficina mecânica

Autor: Organização
aproveitar melhor o tempo na oficina

O segredo para que o trabalho na oficina renda mais é um só: organização. Sem ela, o trabalho e os problemas se acumulam. Aprenda a organizar a rotina de sua empresa e administrar bem o seu tempo.

Aqui em nosso blog já publicamos diversas dicas para você atrair mais clientes. Agora que eles chegaram, vamos ensinar alguns truques para você aproveitar melhor o tempo na oficina.

Afinal, de nada adianta ter muitos clientes e não conseguir dar conta do serviço!

Entre inúmeros fatores que dizem respeito ao atendimento ao seu cliente, um deles interfere diretamente na rotina de trabalho de sua equipe.

Estamos falando da administração do tempo. Além de garantir o máximo de rendimento de forma otimizada para aumentar o seu lucro e a satisfação do cliente, ela é fundamental para sua oficina se destacar no mercado.

E foi exatamente por isso que separamos as dicas abaixo. Elas irão lhe auxiliar no aumento da produtividade, otimizando seu tempo e claro, sempre pensando no lucro da sua empresa.

6 truques para aproveitar melhor o tempo na oficina

Delegar funções

Em geral, os gestores gostam de supervisionar e trabalhar em todas as etapas do processo.

Só que ninguém consegue se concentrar em um trabalho específico se precisar se preocupar com uma coisa nova a cada 15 minutos ou meia hora.

Mesmo que o mecânico seja muito bom, desviar a atenção dificulta muito na hora de voltar ao foco. Isso sem falar no risco de um serviço mal feito.

Por isso é tão importante dividir as tarefas entre os membros de sua equipe de mecânicos.

Dê a cada mecânico as tarefas em que ele se sai melhor. Contar especialistas é uma forma de fazer com que o trabalho renda mais, reduzindo o tempo de serviço ao aproveitar habilidades específicas.

Você pode informar ao mecânico o que ele fará na sequência, mas nunca tire a concentração dele no trabalho que está executando naquele momento.

Acredite: voltar a uma tarefa leva um tempo muito maior do que você imagina, e você não pode perder esse tempo precioso;

Deixar as tarefas visíveis

Em qualquer tipo de trabalho é importante dividir as tarefas entre os colaboradores. Mas não basta fazer isso.

Também é necessário deixar claro o que cada um precisa fazer, no dia ou na semana. Para esta finalidade, um cronograma é uma ótima opção.

Deixe um quadro grande pendurado na parede, com as tarefas diárias ou com os serviços na sequência de chegada. Ele é um instrumento essencial quando a intenção é aproveitar melhor o tempo na oficina.

Com ele, cada mecânico saberá o que precisa ser feito sem perder tempo buscando serviço e você também terá o controle de como estão as coisas e agilidade do seu colaborador.

Investir em qualificação

É caro treinar funcionários, mas contar com uma equipe sem treinamento vai lhe custar muito mais.

Por isso, invista na qualificação da sua equipe. Colaboradores que entendem do que fazem podem agilizar muitos processos internos para você e sua empresa.

Ofereça aos seus funcionários cursos, treinamentos ou mesmo conversas com quem tem mais experiência e você verá a diferença que isso pode trazer ao seu negócio.

Indiferente do tamanho da sua oficina, não tenha medo de formar verdadeiros experts em mecânica. Além de melhorarem os serviços e otimizarem o tempo em sua oficina, certamente eles serão sempre gratos pela força!

Adquirir bons equipamentos

Para bons profissionais, ferramentas são apenas ferramentas. Muitos se orgulham de conseguirem fazer muito dispondo de pouco.

Isso é uma grande qualidade, mas gera um problema: executar um serviço sem equipamento adequado até é possível, mas torna tudo muito mais demorado.

Se você não tiver as ferramentas mínimas para um bom trabalho, de nada adiantará investir em bons mecânicos. O mesmo vale para a manutenção dos equipamentos que você disponibiliza.

Por isso, investir em bons equipamentos, maquinários e ferramentas será fará diferença e aumentará a produtividade na sua empresa.

E se você já dispõe de tudo o que precisa, é sempre bom contar com diferenciais. A tecnologia está aí pra tornar tudo ainda mais fácil.

Manter o ambiente organizado

Uma das maiores batalhas de qualquer empresário é conseguir manter tudo organizado. São tantas preocupações que às vezes o básico acaba ficando pra trás.

Por isso, priorize a organização daquilo que está mais diretamente relacionado à produção (antes mesmo das questões administrativo-financeiras).

Manter as ferramentas em ordem e um ambiente limpo irá refletir na maior produtividade de seus colaboradores. Além, claro, de manter tudo mais apresentável para seus clientes.

Organizar tudo também é importante para não colocar as pessoas em risco com ferramentas espalhadas.

Se algum colaborador tem o hábito de deixar tudo fora do lugar, peça educadamente para que todos guardem suas ferramentas após o uso.

E lembre que também não custa nada jogar fora o lixo que ficou dos reparos feitos. Estabeleça isso como normas de sua empresa (você pode até fazer um cartaz com as regras).

Pensar no bem-estar de todos

Trabalhar 8 horas por dia deve ser o suficiente para colocar o trabalho em dia. Se não for, algo está errado.

Nem sempre fazer hora-extra significa aumentar a produtividade na oficina.

Em geral, quando não se trata realmente de serviços extras não previstos, a necessidade de trabalhar além do horário significa que você não soube administrar bem o tempo da oficina.

Se este é o seu caso, siga as dicas acima ao invés de cobrar mais disponibilidade de tempo de seus funcionários. Dedicação não tem a ver com tempo de serviço, e sim aproveitar bem o tempo que se tem.

Trabalhar em excesso tem o efeito contrário do desejado. Seus colaboradores ficarão insatisfeitos e renderão menos.

Por outro lado, aproveitando bem a jornada de 8 horas, eles terão tempo para descansar e aproveitar a vida, e estarão sempre mais motivados.

E é claro que isso também vale para você!

Vamos aproveitar melhor o tempo na oficina?

Agora que você já sabe o que fazer para otimizar seu tempo, é hora de colocar em prática.

Sua primeira missão é… aproveitar um tempo. Pare pra tomar um cafezinho e organizar seu cronograma com seus colaboradores e parceiros.

Coloque tudo no papel e discuta outras ideias. Tenha certeza que surgirão muitas, é só começar.

Não se esqueça também de, além de ajustar o tempo da sua empresa e da sua equipe, encontrar formas de administrar o seu próprio tempo.

Em pouco tempo você verá que a otimização do tempo irá aumentar a sua produtividade. É tudo uma questão de tempo!

 

Conta digital para oficinas

Tagged under: