Tendências para oficinas mecânicas inovadoras

Autor: Inovação
Oficinas mecânicas inovadoras

Oficinas mecânicas são negócios tradicionais, que fazem os mesmos serviços há muitos anos. Mas ninguém disse que eles precisam continuar sendo feitos da mesma forma.

Todo negócio prospera com muito trabalho e dedicação. Mas não há como negar que um pouquinho de sorte também é necessário. E você teve essa sorte quando escolheu abrir uma oficina. Afinal, ao contrário de muitos serviços tradicionais que estão “morrendo”, a mecânica de automóveis se renova constantemente. Tá na hora de você entrar pro time das oficinas mecânicas inovadoras.

Modelos mais abertos e participativos, a sustentabilidade e a experiência dos clientes são assuntos que estão em voga e você precisa conhecer. Só o fato de você estar aqui, acompanhando um blog na internet, já mostra que você não está nem um pouco disposto a parar no tempo.

O que oficinas mecânicas inovadoras têm de diferente?

Você já andou de Uber? Antes dele as pessoas já pagavam pelo serviço de transporte. Então, qual é a inovação?

A grande sacada foi usar um aplicativo para fazer isso, o que tornou a sua vida de passageiro muito mais cômoda. Percebeu a diferença?

Na sua oficina a dinâmica é a mesma.

Você só precisa acompanhar as tendências e descobrir uma forma diferente de entregar valor e se relacionar com seus clientes.

Veja a seguir algumas formas de fazer isso.

Aposte na colaboração

Muitos negócios colaborativos estão alcançando grandes voos. E mesmo que você tenha um pequeno negócio, também pode encontrar bastante espaço para inovar nessa área.

Comece pensando qual o sentido que sua empresa tem na vida das pessoas. Você acha que elas saem de casa desejando que o carro quebre para poder consertá-lo? Claro que não.

O que elas querem é comodidade e facilidades. A maioria das pessoas que compra um carro pensa em poupar tempo. E deseja ter o mínimo de problemas para resolver.

Então, que tal trabalhar junto com outros prestadores de serviço para garantir o bem-estar de sua clientela? Pense e discuta com seus colaboradores e clientes para descobrir o que fazer.

Quem sabe uma parceria com um posto de combustível, para entregar o carro abastecido. Ou um lava-car. Calibrar pneus, trocar óleo, aplicar essências, encerar…

A gente deu algumas ideias aleatórias, mas temos certeza que você já pensou em muitas outras e já está planejando as parcerias, certo? Mãos à obra!

Use a tecnologia para trazer eficiência

Já reparou que hoje em dia ninguém mais larga o celular? Olhando de fora pode até parecer algo prejudicial, mas você já parou pra pensar na infinidade de recursos que cabe dentro de um aparelho desses?

Ninguém passa a maior parte do dia somente vendo suas redes sociais preferidas. As pessoas hoje são vidradas em tecnologia por um motivo: praticamente tudo pode ser resolvido pela internet ou por aplicativo, ou com a ajuda deles. E essa pode ser uma grande oportunidade para a melhoria dos processos das oficinas mecânicas inovadoras.

Usar plataformas digitais para conhecer os hábitos de compra dos seus clientes e dar a eles mais flexibilidade na hora de usufruir dos seus serviços pode ser um grande negócio.

O segredo é se colocar no lugar do cliente. Você não gostaria de poder parcelar todas as suas comprar com cartão de forma rápida, segura e transparente, por exemplo?

Não tem porque não oferecer o mesmo para sua clientela!

Resolva os problemas dos clientes

Antigamente só se falava em vendas, vendas e mais vendas. Toda a atenção das empresas era voltada a “empurrar” produtos. E de certa forma, valia de tudo para bater metas.

Pois o consumidor mudou, e com essa mudança, mudou também a forma de vender. Se você não resolver os problemas dele, pode dar adeus a um cliente.

Neste caso, uma maneira interessante de inovar é tentar imaginar algo que resolveria os problemas das pessoas em um serviço que já existe.

Quer um exemplo? Deixar o carro na oficina significa ficar algumas horas ou dias sem ele, e a maioria das pessoas não vê com bons olhos essa necessidade.

Então, pense como você poderia melhorar essa experiência? Quais maneiras você poderia usar para ajudar seu cliente?

Essa é a mentalidade empresarial nos dias de hoje. Você deve se preocupar de verdade com seus clientes. Eles percebem essa preocupação e buscam somente as empresas que se importam com seus problemas.

Tenha práticas sustentáveis

O apoio a práticas sustentáveis nos negócios é uma das maiores preocupações dos consumidores e empresas nos dias de hoje

Oficinas mecânicas geram certo dano ao meio ambiente com o descarte de materiais poluentes e o grande consumo de energia elétrica utilizado nos serviços oferecidos.

Pensando nisso, se tornar um “empreendedor verde” no ramo automotivo pode ser oportunidade para você triunfar. E com um pouco de dedicação, você consegue até economizar dinheiro.

Instalar contenções para resíduos como óleos e fluidos, estabelecer uma política simples de descarte de resíduos e economizar energia elétrica já podem garantir sua estreia no mundo das empresas sustentáveis!

Na próxima semana traremos para você alguns exemplos de  oficinas mecânicas inovadoras que estão fazendo muito sucesso com suas ideias!

Mas se você não quiser esperar, que tal começar a inovar agora? Confira uma grande dica do Jair!

 

Conta digital para oficinas

Tagged under: