Exemplos de tendências para oficinas para você se inspirar

Autor: Inovação

No artigo anterior mostramos a você como as empresas têm implementado novos modelos de negócios, baseados nas mudanças de hábitos dos consumidores. No artigo de hoje mostraremos algumas tendências para oficinas que têm feito bastante sucesso.

O mercado evoluiu e muito, abrindo espaço para que novas tendências para oficinas mecânicas conquistassem um lugar ao sol. Mas as oficinas tradicionais têm ganhado destaque por já contarem com algo muito valioso: a confiança de seus clientes.

Para muitas pessoas, o mais importante não é ter coisas, mas sim viver experiências. Dessa forma, para inovar na sua oficina, você pode exercitar a sua criatividade para oferecer experiências inesquecíveis para seus clientes em vez de algo material. Temos certeza de que você será muito bem-sucedido!

Reunimos neste artigo alguns exemplo de empresas que estão inovando nos seus mercados. Então nos acompanhe, porque este é o seu ponto de partida para inovar sem precisar gastar muito.

Inspire-se nos exemplos que reunimos para saber como modernizar a sua oficina e lucrar mais com isso!

Coworking em oficinas

A ideia neste caso foi oferecer na própria oficina um espaço de coworking. Uma oficina em Carapicuíba, na Grande São Paulo, que atende principalmente empresários e executivos que trabalham na vizinha Alphaville colocou em prática essa ideia.

Para isso ela passou a oferecer um local decorado e equipado com tomadas, internet de alta velocidade e café. Tudo para deixar os clientes à vontade para trabalhar enquanto esperam o veículo ficar pronto.

Mas você não precisa investir pesado para fazer algo parecido em sua oficina. Há inúmeras alternativas semelhantes. Você pode, por exemplo, disponibilizar serviços de cabeleireiro, barbeiro, massagens, jogos…

Ou ainda oferecer serviços bônus que não fogem muito da sua área, como estética automotiva.

Tudo só vai depender de que tipo de público você atende.

Sustentabilidade em pauta

Sustentabilidade, explicada de um jeito bem simples, é a capacidade de consumir e produzir utilizando o mínimo possível de recursos naturais ou reaproveitando-os.

Parece não ter nada a ver com sua oficina, não é mesmo? Mas tem sim, e todo mundo está de olho, priorizando empresas conscientes.

Na verdade, o apoio a negócios sustentáveis é uma das maiores preocupações dos consumidores atualmente, e consequentemente das empresas.

Oficinas mecânicas geram certo dano ao meio ambiente com o descarte de materiais poluentes e o grande consumo de energia elétrica utilizado nos serviços oferecidos.

Pensando nisso, se tornar um “empreendedor verde” no ramo automotivo pode ser oportunidade para você triunfar.

Uma oficina de São Paulo se tornou um exemplo de sustentabilidade. Para isso ela investiu em organização e na melhoria do espaço de trabalho e obteve bons resultados em vendas e nos lucros.

Entre as principais ações realizadas podem ser citadas a economia de água, luz e a reciclagem de óleo e embalagens.

Além da preocupação com o meio ambiente, com a baixa geração de resíduos, a motivação está na economia de custos.

Serviços mecânicos por assinatura

Nesse modelo de negócios o consumidor pode assinar planos mensais, trimestrais, bimestrais, anuais, entre outros, para receber os produtos ou serviços desejados. E ele funciona também para o setor automotivo.

Um exemplo é a DryWash, que dentre outros serviços, garante por meio de um clube de assinaturas, lavagens ilimitadas para o carro dos seus clientes. Dá um olhada na diversidade de serviços disponibilizados:

  • Hidratação de couro;
  • Higienização de interior;
  • Enceramento de pintura;
  • Limpeza de motor a seco;
  • Descontaminação de rodas;
  • Proteção e vitrificação de pintura;
  • Higienização de cadeirinha infantil;
  • Funilaria express (reparo de pintura);
  • Desamassado sem pintura (martelinho);
  • Descontaminação de vidros (chuva acida);
  • Polimento e descontaminação de pintura.

Além de oferecer assinatura, você pode adotar o modelo encontrado nos aplicativos chamados “Freemium”.

Eles liberam o uso gratuito de alguns serviços básicos, mas cobram para oferecer funções extras.

Uma das maiores tendências para oficinas é a criatividade

Com um pouco de criatividade, um pequeno investimento e analisando os seus custos, dá para adaptar qualquer uma das tendências acima também na sua oficina.

No início você pode achar que não precisa se adaptar a essas tendências de mercado. No entanto, basta lembrar de todas as vezes que você pensou desta forma a cada novidade que aparecia.

Pense: no final, você sempre precisou acabar se adaptando. Então, você não concorda que é melhor se antecipar, ao invés de ser o último a implementar mudanças em sua empresa?

Sem contar o fato de que sem inovação não há lucros.

Portanto, analise o seu mercado, peça a opinião dos seus colaboradores e não estacione na primeira ideia para evoluir. O caminho para inovar na sua oficina pode ser longo e complexo, mas com certeza, vale muito a pena!

Continue acompanhando o Blog da Oficina para saber das últimas tendências para oficinas e também de dicas práticas para a gestão do seu negócio.

 

Conta digital para oficinas

 

Tagged under: