8 ideias criativas para manter as atividades na oficina mecânica

Autor: Inovação

Momentos de crise são uma excelente oportunidade para colocarmos ideias criativas em prática. Aliás, são elas que farão com que nosso negócio, apesar do mar revolto, não afunde. A seguir, veja oito sugestões para sua oficina.

Crises e incertezas sempre acompanharam a história da humanidade… dentro das oficinas, os tempos difíceis são acompanhados de ideias criativas para enfrentar os desafios. Mas há um comportamento que sempre superou tudo isso: a capacidade de se adaptar. Independente do segmento ou tamanho do seu negócio, a resposta que você dará aos cenários de instabilidade é muito mais importante do que o próprio cenário em si. 

Tem um ditado que diz “enquanto uns choram, outros vendem lenço”. De certo modo, ele é bastante verdadeiro. Como explicar, por exemplo, que num mesmo bairro, uma oficina consegue ampliar vendas, captar novos clientes, enquanto outra decreta falência? 

Além da boa gestão e da qualidade dos serviços prestados, há diversos outros fatores que influenciam nisso. O especialista em gestão de negócios e reparação automotiva, José Carlos Alquati, em artigo publicado pela revista Reparação Automotiva, afirmou que a oficina que “depende só do reparo” terá muita dificuldade em sobreviver. Isso é um fato!

Mas, então, fica a questão: o que é possível fazer para virar esse jogo? Quais estratégias adotar em um ambiente tão incerto? Confira oito ideias criativas para oficina que podem ajudar.

Esteja nas redes sociais

Ano após ano, as pessoas estão gastando cada vez mais tempo na internet. Inclusive, é bem comum que, antes de buscarmos um produto ou serviço, temos a ideia de buscar informações sobre o mesmo em algum site, verificar como ele é recomendado, opiniões.

O mesmo acontece com os serviços mecânicos. Se sua oficina não tem presença na internet, não é que ela vai “fechar”. Mas, certamente, perderá grandes chances de captar mais clientes. No atual momento, isso é tudo o que a gente menos quer, concorda?

Digamos que você já tem uma página no Facebook. O que postar? Apenas assuntos relacionados aos serviços oferecidos na oficina. Nunca, em tempo algum, publique mensagens políticas ou de caráter religioso. Isso você deixa para o seu perfil pessoal. O da sua oficina é para informar as pessoas sobre preços, facilidades, endereço da loja, etc.

Você também pode usar essa página ou perfil para interagir. Por exemplo, divulgar dicas sobre como manter o carro em bom estado pode passar a sensação de credibilidade.

Serviço de leva e traz pode ser um diferencial

Nesses dias, muita gente tem optado por ficar em casa. Nesse sentido, as ideias criativas para oficina podem ter relação com esse momento de quarentena que vivemos. Uma saída interessante encontrada por alguns empresários do ramo é o serviço de “leva e traz”. Como funciona? Você pega o carro na casa do cliente – quando o problema é menos grave, tipo revisão – e, depois de terminado o trabalho, devolve a ele. Isso é um diferencial e tanto. E, o melhor: pode fidelizar bastante o cliente… mesmo depois da pandemia. Afinal, quem não gosta de comodidade?

Espaço para espera

Tente criar na sua oficina um espaço agradável para aqueles clientes que desejam ficar esperando pelo serviço. Ter um bom lugar para sentar é indispensável. Café e água, idem. Disponibilizar wi-fi também é bem interessante, pois as pessoas se distraem na internet e nem veem o tempo passar (sobretudo o público mais jovem!). Jornais e revistas ainda agradam, mas estão cada vez mais fora de moda, já que rapidamente ficam desatualizados.

Tem oficina que está inovando tanto que começaram a colocar uma ou mais TVs com games à disposição. Do filho ao avô, todo mundo fica jogando enquanto aguarda.

Oficina como ponto de venda

Lembra do que falamos mais acima, na introdução do artigo? Vamos repetir: oficina que “depende só do reparo” para sobreviver terá muita dificuldade no futuro.

Mas o que uma oficina pode fazer além de reparar carros? Muita coisa. Algumas ideias criativas para oficina, indicam para trabalhar com a venda de itens para carros. Tem algumas que encontraram um jeito de comercializar alimentos funcionais, e até colocaram uma máquina de café gourmet. Consulte a junta comercial do seu município e procure saber o que pode ser comercializado aí na cidade. 

Otimize os seus processos de pagamentos

Aqui está uma dica que vale ouro: facilitar o pagamento do cliente. Acredite, mas ainda há estabelecimentos que só aceitam pagamento no dinheiro vivo. Enquanto isso, cresce o número de pessoas que, sequer, andam com dinheiro. Não querem ter que sacar. 

A solução é ter uma maquininha na oficina, receber no débito, crédito, ou mesmo no boleto. A PagueVeloz pode ajudar nisso. E, acredite: você vai se surpreender com as facilidades!

Ambiente organizado atrai cliente

Busque manter a oficina organizada. Já foi o tempo que ambiente desorganizado “passava batido” pras pessoas. Organização passa a ideia de que seu serviço é mais cuidadoso. O raciocínio aqui é simples: se ele cuida bem da oficina, vai cuidar bem do meu carro também.

Que tal uma oficina mecânica móvel 

Levar o serviço até o cliente pode ser outra sugestão para ampliar seus rendimentos. Com a pandemia, algumas pessoas simplesmente preferem não sair de casa. No caso de atendimentos emergenciais (carro não liga, bateria estragou) ou serviços preventivos (verificação de óleo, pastilhas, correias), é perfeitamente possível fazê-lo fora da oficina. 

Crie programas de fidelidade

Finalmente, uma ideia bem bacana é o cartão fidelidade. Por exemplo: a cada três revisões feitas com você o cliente ganha uma troca de óleo. Ou se a pessoa indicar um amigo ela tem um desconto em algum tipo de serviço/produto oferecido.

As ideias criativas para oficina são muitas. E os momentos de crise são uma ótima oportunidade para repensarmos a nossa maneira de fazer negócio. Conte com a PagueVeloz para isso.

Até a próxima!

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