Quais as verdades que ninguém conta sobre os pagamentos nas oficinas?

Autor: Gestão financeira

Você é da época em que os pagamentos nas oficinas só eram feitos em dinheiro? E alguns serviços ainda eram anotados num bloquinho para serem “acertados” no fim do mês? Pois o tempo passou e, de lá pra cá, muita coisa mudou.

As oficinas mecânicas são um dos setores do mercado que mais se reinventam, inclusive nas horas dos pagamentos. Da oferta de serviços cada vez mais tecnológicos, às novas opções de pagar as contas, o setor está sempre buscando uma maneira de inovar para conquistar mais clientes e fugir das crises.

Essa habilidade de se reinventar tem a ver com uma capacidade de olhar para além dos cenários. Na crise atual, por exemplo, com os pátios das montadoras cheios e a venda de veículos novos em desaceleração, muitos enxergam uma oportunidade para as oficinas na manutenção dos carros que, naturalmente, vão demorar mais até serem trocados.

Outro exemplo bem claro dessa adaptação ao novo é a forma como, hoje, podemos fazer pagamentos na oficina. Se, há uns 20 anos, as únicas possibilidades eram o dinheiro vivo e o antigo cheque pré-datado, agora as opções são muitas: crédito, débito e até boleto.

De olho nas mudanças

O mercado muda o tempo todo. Ora está mais atrativo, ora mais retraído. É normal que seja assim, afinal, vários fatores influenciam nisso. Nos dias atuais, por exemplo, a pandemia de coronavírus fez com que muitos setores tivessem um encolhimento nas vendas. 

Mas o que precisa ficar claro para cada um de nós é o fato de que nossa adaptação aos cenários de crise é um grande diferencial. As oficinas, ao longo dos anos, são uma demonstração de que, com criatividade, é possível vencer as mais fortes tempestades.

Mas isso é obra do acaso? Claro que não. Ao longo das décadas, oficinas mecânicas aprenderam que “se reinventar” precisava ser algo do dia a dia. Uma prática diária. E, ao contrário do que muitos ainda acreditam, elas chegaram ao novo século oferecendo serviços cada vez mais especializados e repensando todos os seus modelos de negócio.

Análise de cenário: pessoas não andam com dinheiro

Como dissemos acima, as coisas mudam! E isso inclui as pessoas e a forma como elas decidem fazer trocas comerciais. O antigo “caderninho” onde eram anotados os “fiados” deu lugar para o crediário no cartão. O dinheiro vivo cedeu a vez ao cartão de débito.

Foi por isso que, para não perder espaço em um mercado cada vez mais concorrido, as oficinas mecânicas passaram a adotar soluções não só para elas, mas para os clientes. Mais uma vez, o que poderia ser um grande problema, transformou-se numa oportunidade.

Empresas que podem ser parceiras da oficina

E falando em oportunidade, empresas como a PagueVeloz têm feito uma diferença enorme para esses negócios. Seja sua oficina de grande, médio ou pequeno porte, há sempre uma solução feita na medida certa, como emissão de boletos de cobrança, possibilidade de venda no débito, crédito, inclusive escolhendo, no caso do parcelamento, se prefere receber de uma vez ou nas mesmas condições da venda, e por aí vai.

As verdades que ninguém te conta

Mas não pense que todo esse movimento a caminho da modernidade é fruto do acaso ou da simples observação do comportamento do consumidor. Não! Ele também trouxe vantagens competitivas e de sobrevivência em relação à concorrência. Competitiva porque, quanto mais você facilita os pagamentos nas oficinas, mais chance terá de fechar um negócio. E de sobrevivência, já que dinheiro vivo é uma espécie em extinção.

Para além desses benefícios, temos outras duas para acrescentar, no caso da PagueVeloz: 1) a possibilidade de solicitar o resgate do valor que desejar, assim que o cliente efetua o pagamento na maquininha e 2) a vantagem de saber, já no sábado, os pagamentos que foram efetuados na sexta via boleto. É mais informação para a tomada de decisões!

Não despreze o bom atendimento

Contudo, facilidades no tocante aos pagamentos nas oficinas, vantajosas sob vários pontos de vista, precisam vir acompanhadas de um bom atendimento. De nada adianta agilizar a vida financeira do cliente se, por outro lado, ele não ficar satisfeito com o resultado do serviço.

Além disso, neste mundo pós-pandemia, questões ligadas à higiene e organização terão grande impacto nos negócios. E poderão definir se o cliente volta à sua loja ou não. Então, o ideal é que você esteja atento aos desafios que esses novos tempos trarão… de modo que possa se antecipar às mudanças que se farão necessárias de hoje em diante.

Vantagens da PagueVeloz

Se você é dono de oficina, então está na hora de conhecer as vantagens que a PagueVeloz pode te oferecer. Acesse agora mesmo o nosso site (www.pagueveloz.com.br) e veja todas as possibilidades disponíveis para facilitar sua vida e alavancar seus negócios. Além disso, temos também um e-book que pode ajudar nos seus negócios: “Conta de Pagamento: como emitir cobranças e receber pagamentos sem ter conta em banco” 

Se você quiser sugerir algum tema de artigo para o nosso blog, mande um e-mail para contato@pagueveloz.com.br. Na PagueVeloz, suas ideias são sempre bem-vindas!

 

Conta digital para oficinas

Tagged under: