Pagamento parcelado na sua oficina mecânica, como resolver?

Autor: Gestão financeira
Pagamento parcelado na oficina

Você já oferece aos seus clientes a possibilidade do pagamento parcelado na oficina? Pode não parecer, mas esse pequeno diferencial te coloca bem à frente da concorrência. Além disso, é um fator importante para o aumento das receitas.

Do antigo “bloquinho do fiado” ao pagamento parcelado na oficina… “Os tempos são outros”. Já ouviu essa frase por aí? De fato, muita coisa mudou dentro das oficinas mecânicas. As estratégias adotadas por mecânicos em todo o Brasil serviu não apenas para impulsionar novos negócios, mas também para driblar crises e, claro, sair na frente da concorrência.

O “seu João”, como é chamado pelos clientes lá no interior de São Paulo, sabe como ninguém a importância da inovação dentro oficina. Depois de renovar o visual da loja que mantém na frente de casa, ele inseriu novidades que ajudaram a aquecer as vendas. Entre elas, a sua “queridinha” maquininha de cartão, que ele descobriu depois de ler o e-book 13 Coisas que podem dar errado em sua oficina (e como se livrar de cada uma delas!).

Mas ele não parou por aí. Inovou em muitos outros aspectos e está cada vez mais satisfeito com os resultados. Simbora, então, descobrir tudo o que dá pra fazer aí na sua mecânica.

Oficinas atentas às oportunidades

É cada vez mais comum você chegar numa oficina e descobrir que ela vai muito além do conserto de carros. Hoje em dia, além dos serviços convencionais, já tem oficina que se adaptou para funcionar, também, como uma loja. Assim, passam a vender acessórios, enfeites, adesivos, além das peças do carro (novas ou usadas). É mais lucro ao final do mês! 

Algumas oferecem até parcerias com outros tipos de negócio no bairro. Um exemplo disso é o que o “seu João” faz: a cada revisão completa feita com ele, o cliente ganha um desconto para o lava-jato (lavação) que fica bem ao lado. Assim, o freguês sai com o carro revisado e limpo! É bom para o lava-jato, pois recebem mais carros, e para a oficina, que agrega um diferencial em relação às demais. Outra ideia é oferecer aos funcionários de alguma empresa local um “desconto fidelidade” caso eles deem preferência aos seus serviços.

Estabelecer parcerias para indicações mútuas também é interessante. Selecione algumas empresas que têm o mesmo público-alvo, mas que não são suas concorrentes, como autopeças, despachantes, e ofereça a eles a proposta de você indicá-los e eles te indicar.

Atendimento: parcelar é inovar

Além daquelas mudanças que já estavam sendo adotadas em função da pandemia – como o uso de máscara, disponibilização de álcool gel e atendimento reduzido, com hora marcada –, “seu João” também providenciou mudanças pontuais com objetivo de manter a clientela.

De todas, as que mais chamaram atenção dos clientes, segundo contou, foram aquelas que tinham relação com o atendimento. “Foi bem simples de implementá-las”, garantiu. Entre elas, criou um espaço para leitura, com sofá; wi-fi liberado; cafezinho sempre fresquinho… e a mais recente foi a TV com videogame. “A rapaziada fica ali se divertindo enquanto aguarda aqueles serviços menos demorados. Eles nem veem o tempo passar”, disse.

Como o pagamento na oficina é um desdobramento do atendimento, ter a opção de pagamento parcelado também foi um diferencial. E com a conta digital da PagueVeloz, tudo ficou mais transparente, rápido e seguro. Assim que a compra é aprovada, o dinheiro cai na conta. Isso significa fluxo de caixa na hora da aprovação da venda! Para o cliente, a vantagem é que ele pode parcelar em até 12 vezes, sem pegadinhas, sem surpresas. Para a oficina, a comodidade do simulador que indica exatamente quanto vai entrar de receita por cada venda parcelada.

Novo conceito de oficina

Não importa se a sua oficina é pequena, média ou grande. As ideias mostradas aqui, do atendimento ao pagamento parcelado, podem tranquilamente ser aplicadas aí na sua loja. Isso vai gerar não apenas um faturamento melhor, mas, naturalmente, uma maior segurança financeira para a empresa. Sem contar, claro, a satisfação do cliente!

Uma mensagem de otimismo às oficinas 

Recentemente, o professor Pedro Luiz Scopino, autoridade em gestão de oficinas, participou de uma live da PagueVeloz sobre “Como a gestão pode salvar o meu negócio?”. Na oportunidade, ele fez uma análise animadora desse mercado para os próximos meses. 

“Auto mecânica, auto elétrica, centros de reparação automotiva tendem a ganhar muito dinheiro [nos próximo meses], pois as pessoas não vão trocar de carro agora, não vão querer, neste momento, assumir longas prestações. Qualquer troca de carro, hoje, de um carro 2016, 2017, para um 2020, vai demandar uns R$ 40 mil. Então, essa pessoa vai preferir gastar R$ 6, R$ 7 mil para deixar o carro zero, sem precisar trocá-lo. É por isso que precisamos, o quanto antes, melhorar a gestão e o ambiente das oficinas. Muitas pessoas que só iam nas concessionárias passarão a ir nas oficinas”, declarou Scopino.

E você, o que tem feito de diferente?

Mande-nos um e-mail! Queremos muito contar a sua história: contato@pagueveloz.com.br

Até a próxima!

 

Conta digital para oficinas

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