Como atrair clientes para a oficina com ferramentas digitais?

Autor: Atendimento
atrair clientes para a oficina

Sabia que ferramentas digitais ajudam a atrair clientes para a oficina? É isso mesmo! Neste artigo, vamos mostrar as vantagens de cada uma delas, a melhor maneira de utilizá-las e, claro, alguns links para você já colocar a “mão na massa”. 

Ferramentas digitais, de fato, ajudam a atrair clientes para a oficina. E um número cada vez maior de empreendedores desse ramo descobrem que, sem precisar investir dinheiro nisso, podem deixar sua oficina mais conhecida no bairro, na cidade, e até aumentar as vendas.

Parece até brincadeira, mas não é. Hoje, diferente do que era 10, 15 anos atrás, há uma infinidade de possibilidades que podem ser exploradas na internet a custo zero. A única coisa que você vai precisar “gastar” é o seu tempo: lendo esse artigo e, depois, agindo!

Vale lembrar que, com a pandemia, muitas pessoas deixaram de sair de casa – seja por conta de problemas de saúde ou em função de decretos municipais e estaduais. Assim, com menor movimentação nas ruas, o jeito mais certeiro de tornar seus serviços mais conhecidos é usando ferramentas digitais. Outro ponto a ser considerado é que os mais jovens geralmente buscam recomendação de serviços na internet.

Então, não há muito tempo a perder.

O que são ferramentas digitais

Ferramentas digitais nada mais são do que programas ou aplicativos que podemos usar para divulgar nosso negócio, seja uma oficina, uma padaria, enfim, um comércio local.

Muitas dessas ferramentas são pagas. Mas outras são gratuitas, e nesse meio estão incluídas as próprias mídias sociais que você provavelmente já utiliza, como Facebook, o Instagram. Mas também tem outras bem legais que nem todo mundo conhece: Canva (bom para fazer vários tipos de design), marketplace (espaços virtuais para ofertar serviços), etc.

Importância das ferramentas digitais

As ferramentas digitais são extremamente importantes para qualquer empresa. E os motivos são vários. Nesse tempo de pandemia elas se tornaram bem eficazes para atrair novos clientes para a oficina e também para manter uma comunicação direta com os atuais fregueses.

Mas também tem um aspecto interessante que já adiantamos na introdução: é por meio das ferramentas digitais que faremos nossos negócios serem conhecidos pelos mais jovens. Aliás, uma pesquisa feita pelo Google mostrou que 64% dos jovens tinham seu processo de compra influenciado por aquilo que viam online, ou seja, na internet. Então, se você quer chegar a esse público, vai ter que começar a fortalecer as divulgações virtuais da oficina.

Canva: crie vários designs

O Canva é uma ferramenta gratuita que permite a criação de vários trabalhos gráficos: logotipo, banner, imagem de capa do Facebook, post para Instagram. Tudo nele é bem intuitivo. A plataforma mantém um blog com dicas sobre como usá-lo da melhor forma.

Se você pensa em fazer uma publicação no Facebook com alguma promoção, pode escolher uma dessas opções de banner: clique aqui. Se precisa, antes de tudo, pensar numa logo, o ideal é começar por aqui. Mas se você tiver dúvida sobre qual rede social vai usar, uma dica é começar por este, vendo um “cardápio” maior de opções.

O Canva tem uma versão paga, que oferece mais opções de imagens, etc. Mas, de verdade, a versão gratuita resolve 99% das suas demandas por imagens, artes…

O que você sabe sobre o Facebook?

O Brasil é o terceiro país com o maior número de usuários registrados no Facebook. Perde só pra Índia e Estados Unidos. A estimativa é que 130 milhões de brasileiros estão na rede.

Mas o que isso quer dizer? Num país com 210 milhões de habitantes, significa que mais de 60% da nossa população está ali. Não tem como deixar seu negócio de fora, não é mesmo?

Importante: pelas regras do Facebook, uma oficina (ou qualquer outra empresa) não pode ter perfil, mas sim uma página. Os perfis são voltados apenas para pessoas físicas. Se você já tem um perfil nessa rede, então basta clicar aqui para criar a página da oficina.

Se você já tem uma página, mas não sabe muito o que postar ou por onde começar, tem muito conteúdo na web bem bacana dando dicas super importantes que vão te ajudar.

Dentro do Facebook você terá a opção do marketplace, onde é possível anunciar seus serviços gratuitamente. A vantagem é que se o consumidor buscar por “oficina mecânica”, a ferramenta mostrará todas as oficinas que ficam próximas da casa dele. Então, se no seu bairro tem muitas casas, é extremamente recomendável fazer divulgações por ali.

Lembre que essa é a página do seu negócio. Opiniões pessoais, assuntos políticos ou religiosos jamais devem ser publicados. Aliás, postar temas relacionados a política ou religião podem até afastar bons clientes. Você tem todo direito de ter uma opinião sobre determinado assunto… mas a sua empresa, não. Ela tem que ser neutra sempre!

Fazendo bonito no Instagram

Mais acima, nós falamos sobre o comportamento dos jovens, lembra? Pois se quiser atingir esse público, o Instagram é o meio ideal. Isso porque ela é a rede social preferida entre os jovens brasileiros. Ideal para publicar fotografias, o Instagram também permite a criação de Stories bem divertidos e, com o auxílio do Canva, vai ser possível fazer posts incríveis. Neste link você tem uma ideia da infinidade de modelos disponíveis pra usar.

As regras de não publicar assuntos políticos, religiosos, etc., também vale aqui!

WhatsApp: tem gente que não gosta de ligação

Eis aqui outra ferramenta que você precisa usar bastante. Independentemente se você tem instalado o modelo tradicional, ou o WhatsApp Business, o importante é que seu cliente tenha certeza de que “o número de celular que você passou para ele é um WhatsApp”

Por que isso faz tanta diferença? Pelo fato de que as pessoas estão deixando de ligar umas para as outras: às vezes por serem mais introvertidas, ou por razões culturais, e até pela praticidade – enviar um texto curto para ver o “preço de algo” é mais simples do que fazer uma ligação. Nesse casos, ficar de fora do WhatsApp vai trazer um prejuízo enorme. Então, a dica é: nas suas postagens nas redes sociais, deixe claro que “o número é WhatsApp”.

Facilite a vida do cliente

Mas não basta trazer pessoas à sua oficina utilizando as ótimas ferramentas digitais se, na hora do pagamento, você não oferecer as melhores opções de pagamento. Sobretudo em momentos de crise, facilitar a vida do cliente é decisivo entre fechar ou não uma venda.

É por isso que a PagueVeloz oferece tantas soluções para o pequeno, médio e grande empreendedor. Uma delas é a Conta de Pagamento. Com ela, você recebe dos seus clientes via cartão de débito ou crédito, e ainda parcela em até 12 vezes.

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