9 motivos para adquirir uma máquina de cartão na sua oficina

Autor: Gestão financeira
máquina de cartão

Máquina de cartão pode ser uma grande aliada das oficinas mecânicas. Além de ser um diferencial competitivo, já que muitos concorrentes ainda não usam, elas trazem uma série de benefícios, entre eles, diminui as chances de você receber um calote.

Algumas oficinas mecânicas no Brasil ainda não usam uma máquina de cartão para receber pagamentos. Embora essa seja uma realidade que esteja mudando, permanece grande o número de mecânicos que preferem receber somente à vista ou via cheque.

Contudo, além de perder a chance de vender mais, quem não usa maquininha ainda está mais vulnerável para ser vítima de golpes e fraudes, como cheque sem fundo ou notas falsas. No caso das notas falsas, muitas vezes, o cliente nem é culpado: ele simplesmente recebeu sem saber e repassou. A maquininha de cartão eliminaria esse problema.

Se a sua oficina prefere receber tudo em “dinheiro vivo”, vamos apresentar 9 motivos pelos quais você deveria repensar essa estratégia e adotar esse novo meio de pagamento.

1. Mais segurança para receber pagamentos

O recebimento por meio de uma máquina de cartão, além de ser bastante prático, também traz benefícios no quesito segurança. E a razão para isso é bem simples: assim que o cliente passa o cartão e digita a senha o dinheiro já vai pra sua conta.

Indiretamente, isso acaba com dois problemas importantes: a) você não fica mais guardando dinheiro na oficina e, naturalmente, seu comércio deixa de ser um local “atrativo” para ladrões; b) elimina a necessidade de ter que se deslocar até uma agência bancária para depositar valores, podendo gastar seu tempo em outras atividades mais importantes.

2. Diferencial competitivo

Hoje em dia, há oficinas que resistem em ter uma máquina de cartão. Pensam que, assim, estariam levando alguma vantagem sobre as demais. Isso acontece porque ainda há a crença de que o “dinheiro vivo” vale mais quando está ali, em mãos, do que quando fica lá na conta bancária. O que não faz muito sentido!

Na verdade, oficinas que oferecem várias modalidades de pagamento aos clientes tendem a cair na preferência dos fregueses, que veem nisso uma facilidade a mais no dia a dia.

3. Possibilidade de vendas mais altas

Outra questão importante é a possibilidade de conseguir oferecer serviços com valores mais altos, já que poderá parcelar em até 12 vezes – e, cá entre nós, quando um serviço é muito caro, se você permite o parcelamento, as chances de fechar a venda são maiores.

4. Adaptação aos novos cenários

Cada vez mais as pessoas preferem não andar com dinheiro em espécie (cédulas) na carteira. No lugar dele, usam os cartões de crédito ou débito. Aliás, os brasileiros estão entre os que mais usam cartão de crédito na América Latina, com 81,6% dos consumidores usando essa forma de pagamento muito frequentemente.

No futuro, é possível que até eles, os cartões, sejam substituídos por novas tecnologias, como o pagamento via QR Code, feito diretamente pelo celular do cliente, ou mesmo o Pix, novo sistema de pagamento criado pelo Banco Central (temos um artigo sobre isso aqui).

Portanto, adaptar-se a esses cenários – cada vez mais tecnológicos – já não é opção, mas uma necessidade, e a adoção das maquininhas é um passo bem importante neste sentido!

5. Evitar fraudes e golpes

Um ponto muito importante é a questão das fraudes e golpes. Quem recebe via maquininha precisa apenas tomar cuidado com o chargeback. Não sabe o que é? Então clique aqui.

Fora isso, não há qualquer risco de “receber nota falsa” ou cheque sem fundo. A garantia do dinheiro na conta é certa: com segurança, agilidade e sem intermediários.

6. Aumentar as chances de venda

De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quem vende com maquininha tende a aumentar consideravelmente as vendas.

Isso será ainda mais percebido por você, caso outras oficinas aí da sua região só fazem à vista. As chances dos novos clientes procurarem a sua mecânica serão bem maiores.

7. Diminuir a inadimplência

Como falamos acima, ter uma maquininha traz a possibilidade de parcelamento, e com a vantagem de que o dinheiro cai na sua conta sem problemas nenhum. Vendeu, recebeu.

Mas pensemos no seguinte cenário: você tem o costume de vender só “no dinheiro”. Certo dia, um freguês precisa parcelar algum serviço em 4 vezes. Quais garantias terá de que receberá essas parcelas? Sinceramente, nenhuma. Terá que contar com a honestidade.

8. Eliminar problemas com falta de troco

Aqui está uma reclamação bem comum entre comerciantes, empresários: o troco! E o que mais tem é aquele cliente que quer pagar serviços de R$ 50,00 com uma nota de R$ 200,00. Com a máquina o problema desaparece, seja a venda em valor inteiro ou quebrado.

9. Contar com a PagueVeloz

O nono e último motivo é o fato de você poder contar com as facilidades que a PagueVeloz oferece para os mecânicos. Entre as soluções estão o simulador da “venda a prazo com juros”, permitindo a você saber exatamente o quanto irá receber naquela transação.

Além disso, as operações feitas em cartão podem ser disponibilizadas instantaneamente na sua conta. Tudo isso sem pegadinhas, com taxas competitivas e muita segurança.

PagueVeloz, a solução definitiva para pagamentos e recebimentos em sua oficina!

Conta digital para oficinas

Tagged under: